Notícias de Criciúma e Região

Municípios do Sul abrem postos de saúde hoje para vacinação; entenda

Diversos municípios do Sul catarinense realizam neste sábado, dia 20, o Dia D de vacinação da Campanha Nacional de Multivacinação e Poliomielite

Os municípios do Sul catarinense abrem os postos de saúde e fazem ações neste sábado, dia 20, no Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação e Poliomelite. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) estarão abertas durante todo dia das 8h às 17h. O público-alvo da multivacinação são crianças e adolescentes de 2 meses a menores de 15 anos.

“O foco da campanha é reduzir o risco de reintrodução da poliomielite no país e garantir que crianças e adolescentes recebam todas as vacinas recomendadas pelo Plano Nacional de Imunização (PNI). A atualização da caderneta é fundamental para aumentar a cobertura vacinal, controlar e diminuir a incidência de doenças”, afirma a secretária de Saúde de Urussanga, Ingrid Zanelato.

 

Conforme a nota técnica Nº 5/2022-SAPS/MS do Ministério da Saúde, a poliomielite é uma doença infecciosa causada por um vírus transmitido de pessoa a pessoa por via fecal-oral e que se multiplica no intestino, podendo migrar para o sistema nervoso e causar um quadro de paralisia.

O documento destaca, ainda, a importância de reforçar ações de imunização mesmo em países com certificado de erradicação, para evitar o reaparecimento da doença, uma vez que a mesma não está globalmente erradicada.

Multivacinação

O público-alvo da multivacinação são crianças e adolescentes de 2 meses a menores de 15 anos. Em Criciúma, 37.780 pessoas fazem parte dessa faixa etária. Vacinas de campanhas como Covid e Influenza também estarão disponíveis, assim como os demais imunizantes do Plano Nacional de Imunização, que serão aplicados conforme situação vacinal apresentada e seguindo o Calendário Nacional de Vacinação.

O menor de idade deve estar acompanhado de pais ou responsáveis e levar um documento de identificação, além da carteirinha de vacinação. A campanha segue até dia 9 de setembro. Confira:


UBS abertas das 8h às 17h em Criciúma

 

Neste sábado, dia 20,  as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Criciúma estarão abertas para atualização de vacinas de rotina e para imunização contra a poliomielite. A iniciativa, chamada de dia D, faz parte da Campanha Nacional contra a Poliomielite e de Multivacinação, do Ministério da Saúde.

As UBSs estarão abertas das 8h às 17h com o objetivo de vacinar a população com menos de 15 anos. A UBS da Vila Francesa, porém, permanece fechada após as chuvas da semana passada.  O esquema vacinal contra a pólio inclui cinco doses e tem como público-alvo crianças menores de cinco anos. A meta é imunizar 95% desse grupo. Até o momento, Criciúma tem uma taxa de cobertura contra a pólio de 34,81%.

Unidades de Sáude estarão abertas para vacinação em Criciúma – Foto: Arquivo/Decom

 

“No esquema básico são aplicadas três doses da Vacina Inativada da Poliomielite (VIP), que é injetável. Elas são administradas aos dois, quatro e seis meses de idade. Depois, é necessário que a criança tome as doses de reforço, aos 15 meses e aos quatro anos. Nesse caso, a vacina utilizada é a Vacina Oral da Poliomielite (VOP), conhecida como vacina da gotinha”, explica o gerente de Vigilância em Saúde de Criciúma, Samuel Bucco.

Bebês de até um ano receberão as doses em atraso ou previstas no calendário. Crianças com idade de um ano até menores de cinco (quatro anos, 11 meses e 29 dias) devem receber a VOP desde que já tenham recebido as três doses da VIP.

 

Visita nas comunidades e unidades abertas em Urussanga

 

A Prefeitura de Urussanga, através da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Rotary Club, estará realizando uma ação especial neste sábado, dia 20, no Dia D. “Vamos estar indo nas comunidades durante o período da manhã, com o Zé Gotinha e os palhaços para reforçar a importância e divulgar a vacinação através de panfletos e adesivos”, explica a Secretária de Saúde, Ingrid Zanelato.

Os panfletos trarão informações sobre as vacinas disponíveis para cada faixa etária, e continuarão sendo distribuídos, junto aos adesivos, até o final da campanha, marcado para o dia 9 de setembro. Neste Dia D, as unidades de saúde de todo o município, estarão abertas das 8h às 17 horas, sem fechar ao meio dia, para que as famílias possam estar colocando em dia as vacinas e imunizando as crianças com menos de cinco anos, contra a poliomielite.

Para conferir se há alguma vacina pendente, ou realizar a imunização contra a pólio, basta comparecer a unidade de saúde mais próxima, munido de caderneta de vacinas e cartão do SUS. “Quem possui dúvidas sobre as vacinas estarem ou não em dia, também pode aproveitar a data para se informar, independente da idade. Mas vale destacar, que até o dia 9 de setembro, de segunda à sexta-feira, as unidades também estarão engajadas na ação, durante o horário de funcionamento”, completa.

Outros horários especiais

Em Urussanga, além deste sábado (20), com “Dia D”, a campanha conta com outro horário especial. No dia 27 de agosto, das 8h às 12h, as unidades de saúde dos bairros Santana, Bela Vista, Nova Itália e Estação, estarão abertas com objetivo de intensificar a campanha. Os bairros Bom Jesus, Barro Preto, Rio América e Centro, realizaram a ação especial, no último dia 13 de agosto.

Forquilhinha: UBS aberta hoje e horários especiais

 

O Governo Municipal de Forquilhinha, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, irá realizar o “Dia D” da Campanha de Multivacinação e da Pólio, marcado para o dia 20 de agosto, onde as unidades de saúde estarão abertas das 8h às 17h, sem fechar ao meio dia, para que as famílias possam estar colocando em dia as vacinas. Serão vacinadas contra a pólio as crianças menores de 5 anos. Já para a atualização das vacinas de rotina de forma geral, o público-alvo são os menores de 15 anos.

De acordo com a coordenadora de Vigilância em Saúde, Fernanda Warmling, “o objetivo da campanha é alcançar cobertura vacinal igual ou maior que 95% para a vacina poliomielite na faixa etária de 1 a menores de 5 anos de idade, além de reduzir o número de não vacinados de crianças e adolescentes menores de 15 anos e melhorar as coberturas vacinais, conforme o Calendário Nacional de Vacinação”.

Meta é chegar a 95% do público-alvo vacinado em Forquilhinha – Foto: Divulgação/Prefeitura de Forquilhinha


Horários especiais ao longo da semana

Em Forquilhinha, além deste sábado (20), com o “Dia D”, a campanha conta com outros horários especiais. No dia 27 de agosto, das 8h às 12h, as unidades de saúde dos bairros Central e Ouro Negro, estarão abertas com objetivo de intensificar a campanha. Já no dia 03 de setembro, mais uma ação especial de Multivacinação, no centro, com a UBS Móvel.

Siderópolis: Postos de Saúde abertos até as 17h

Todas as unidades de saúde de Siderópolis estarão abertas neste sábado, dia 20, para o Dia D. As unidades atenderão das 8h às 17 horas, sem fechar ao meio-dia. Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, devem comparecer nas unidades crianças e adolescentes de 0 a 14 anos.

É obrigatório levar a caderneta de vacinação e Cartão SUS ou documento pessoal. “Neste ano a campanha carrega uma responsabilidade ainda maior, estamos num momento de alerta em relação às baixas coberturas vacinais gerais, um retrocesso que pode nos trazer a circulação de doenças já erradicadas, estamos fazendo nossa parte e precisamos da ajuda de todos, principalmente para proteção de nossas crianças e adolescentes”, explicou a secretária de Saúde, Janaina Bertan Warmling.

 

Içara com vacinação até as 17h

 

Içara terá o Dia D da Vacinação contra a poliomielite neste sábado, dia 20. Todas as crianças com idade de 1 a 4 anos devem receber a gotinha. Como a vacinação já iniciou, 500 crianças foram imunizadas até agora, porém a meta é alcançar 3.157. As doses serão distribuídas em onze unidades de saúde entre 8h e 17h. No mesmo dia, também haverá multivacinação para atualizar a caderneta com vacinas em atraso.

 

Os bairros onde haverá campanha são: Primeiro de Maio, Jardim Elizabete, Presidente Vargas, Nossa Senhora de Fátima, Liri, Vila Nova, Boa Vista, Esplanada, Aurora, Raichaski e Jaqueline. “É fundamental que nossas crianças estejam com as vacinas em dia para que possamos manter erradicadas algumas doenças e outras possam ser evitadas”, comentou o secretário de saúde, Sandro Ressler. “Gotinhas salvam vidas, evitam doenças e são uma demonstração de afeto com as próximas gerações”, completou.

 

Para receber a vacina a criança deve ter a caderneta de vacinação e documento de identificação. Durante todo o sábado, haverá mais de 50 profissionais envolvidos na campanha.

Unidades de Saúde abertas, também, em Arroio do Silva

 

As Unidades de Saúde de Balneário Arroio do Silva estarão abertas neste sábado (20), das 8h às 17h para vacinação contra a paralisia infantil e atualização da situação vacinal. O público-alvo envolve: Crianças e adolescentes de 0 a menores de 15 anos.

Vacinação contra poliomelite ocorre em Arroio do Silva neste sábado, dia 20- Foto: Divulgação/Prefeitura Arroio do Silva

 

Crianças e adolescentes, acompanhados de pais ou responsáveis, podem comparecer no posto de saúde mais próximo com a caderneta de vacinação e o cartão SUS.

Araranguá realiza Dia D da vacinação

 

A Secretaria de Saúde de Araranguá, informa que neste sábado, dia 20, será um dia especial da Campanha contra a Poliomielite (2 meses a menores de 5 anos) Multivacinação e Covid-19.

Será no Bom Pastor e em todas as Unidades de Saúde, das 8h às 17h.

Levar documentos pessoais e caderneta de vacinação ou comprovante das doses de vacina do Covid-19.

 

 

Você também pode gostar