Moradores de cidade atingida por fortes chuvas podem sacar FGTS
Solicitação de saque pode ser realizada até o dia 20/09/2023
Os moradores de Praia Grande afetados pelas fortes chuvas que atingiram a região em junho, poderão realizar o Saque Calamidade. Os locais atingidos e que terão direito ao benefÃcio estão nas áreas identificadas pela Defesa Civil Municipal. A solicitação de saque pode ser realizada até o dia 20/09/2023.
Para realizar a solicitação, os moradores afetados devem utilizar o aplicativo FGTS. É importante ressaltar que é necessário ter saldo na conta do FGTS e não ter realizado saque pelo mesmo motivo em um perÃodo inferior a 12 meses. O valor máximo que pode ser retirado é de R$ 6.220,00.Â
A atuação da prefeitura de Praia Grande foi fundamental nesse processo de liberação do saque do FGTS. A administração identificou as áreas afetadas pelas fortes chuvas e trabalhou em parceria com a Defesa Civil para garantir que os moradores de Praia Grande pudessem acessar esse benefÃcio.Â
O prefeito Elisandro Machado, o Fanica, destaca a importância de agilizar o processo de solicitação do saque por meio do aplicativo FGTS, facilitando a vida dos trabalhadores afetados. Ele ressalta que a prioridade da prefeitura é oferecer suporte e auxÃlio à s famÃlias impactadas pelas chuvas, buscando soluções rápidas e eficientes para minimizar os danos causados.Â
O processo de solicitação do saque é simples e rápido, realizado completamente pelo aplicativo FGTS, na opção “Meus Saques”. Não é necessário comparecer a uma agência. Ao fazer a solicitação, é possÃvel indicar uma conta da Caixa, incluindo a Poupança Digital Caixa Tem, ou de outra instituição financeira para receber os valores, sem nenhum custo adicional.Â
O aplicativo FGTS está disponÃvel gratuitamente para download nas plataformas digitais e é compatÃvel com os sistemas operacionais Android e iOS. Os trabalhadores que se enquadram nos critérios para o saque por calamidade devem seguir as seguintes orientações:Â
– Download do app FGTS e preenchimento das informações de cadastro;Â
– Acessar a opção “Meus Saques” e selecionar “Outras situações de saque — Calamidade pública”;Â
– Escolher a cidade afetada;Â
– Enviar os seguintes documentos: foto de um documento de identidade, comprovante de residência em seu nome, emitido até 120 dias antes da decretação da calamidade;Â
– Selecionar a opção para creditar o valor em uma conta da Caixa, incluindo a Poupança Digital Caixa Tem, ou em outro banco;Â
– Enviar a solicitação.Â
– O prazo para análise e crédito em conta, caso aprovado o saque, é de cinco dias úteis.Â
É importante providenciar a documentação necessária, como Carteira de Identidade (também são aceitos carteira de habilitação e passaporte) e comprovante de residência em seu nome, como conta de luz, água ou outro documento recebido via correio, emitido até 120 dias antes da decretação da calamidade. Caso o comprovante esteja em nome do cônjuge ou companheiro(a), é necessário apresentar uma Certidão de Casamento ou Escritura Pública de União Estável.Â
Para obter mais informações sobre o Saque Calamidade do FGTS em Praia Grande/SC, os trabalhadores podem procurar a prefeitura municipal, localizada na Rua Irineu Bornhausen, 320 – Centro, Praia Grande – SC. O horário de atendimento da prefeitura é das 7h30 à s 11h30 e das 13 horas à s 17 horas. Lá, você poderá obter assistência, esclarecer dúvidas e receber todo o suporte necessário relacionado ao saque do FGTS por calamidade.