Notícias de Criciúma e Região

Modelos de Criciúma denunciam ataque racista de marca nacional

Caso tem ganhado repercussão na cidade e nas redes sociais

Um vídeo divulgado na noite de ontem, dia 29, pela rede social da marca Diva’s Black, mostra um áudio que teria sido gravado por uma supervisora geral de uma marca de renome nacional se referindo a modelos negras de Criciúma como “esquisitas e mal encaradas”. “Não vou emprestar roupas para aquelas modelos não. Temos um nome a zelar”, disse ela. Além disso, a mulher, que não trabalha em Criciúma, teria enviado a mensagem de áudio via WhatsApp, para a gerente da loja de Criciúma, demonstrando sua insatisfação pelo fato de as modelos terem usado as roupas da grife em um evento. “Tem que ser para cliente de elite”, disse ela.

Entenda o caso

As modelos mencionadas no áudio são as 14 finalistas do concurso de beleza chamado Divas Black, que busca enaltecer e valorizar a mulher negra. Uma das organizadoras do concurso, Lidiane Serafim Francisco, conta que tudo começou quando elas foram convidadas para participar de um desfile de moda no dia 13 desse mês. “O evento acolhia mulheres, tanto brancas, quanto negras e fomos convidadas para desfilar e mostrar a moda social e a moda praia de duas lojas patrocinadoras. Lá fomos bem recebidas, acolhidas, enfim, foi sensacional”, conta Lidiane.

O problema, segundo ela, surgiu dias após. “Fizemos várias fotos, marcamos a organizadora, o restaurante onde ocorreu o evento e as lojas, em forma de gratidão por estarem nos dando visibilidade. Só que  percebemos que uma das lojas não repostava nada. Achamos estranho e somente ontem ficamos sabendo do que estava acontecendo. Uma pessoa da loja nos contou que a supervisora não se agradou das meninas e disse que não era para compartilhar nenhuma postagem. Ela disse ainda que teriam que colocar ‘modelos decentes'”, fala Lidiane, chateada com a situação.

“Recebemos esse áudio,  postamos em nossa rede social e registramos boletim de ocorrência por racismo. Vamos buscar por justiça”, conta indignada.

“A comunidade negra está realmente ofendida com essa questão”

Conforme a  presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Criciúma, Maria Estela Costa da Silva, a comunidade negra está muito ofendida com a questão. “É uma falta de respeito no trato com as mulheres negras. Estamos  indignados. Mais uma vez a falta de respeito impera nessa sociedade racista, machista e excludente. É um espaço onde nós não somos bem-vindos e isso é histórico. Até quando nós vamos continuar lutando por isso? Brigando por este lugar? É lamentável saber que ainda exista ser humano com esse tipo de pensamento”, desabafa a presidente do Conselho.

Ela ainda completa. “A supervisora da marca foi demitida, mas não importa. Precisamos saber como funciona a política dessa empresa. Será que é assim que pensa em relação aos negros? Em relação às mulheres negras? Mais uma vez as mulheres negras são aquelas que não são bem-vistas, que não têm beleza. Isso foi muito forte e nos ofendeu muito”, lamenta. 

Mobilização nesta sexta-feira

O Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Criciúma esteve reunido na manhã desta quinta-feira, dia 30, para tratar sobre o episódio e definiu que um protesto pacifico será realizado amanhã, dia 1º, às 18 horas, em frente à loja em Criciúma “ Vamos organizar um desfile de moda, com todas as divas black. Elas vão estar lá lindas, deslumbrantes”, finaliza Lidiane.

Loja diz que funcionária foi demitida

Nas redes sociais da loja da marca em Criciúma, há um pronunciamento em relação ao ocorrido. A postagem diz que o grupo repudia o incidente ocorrido na cidade. “Entendemos  que foi desrespeitoso, e a marca repudia qualquer tipo de atitude desta natureza”, diz o texto. A nota de esclarecimento ainda fala que a prestadora de serviços responsável pelos comentários lamentáveis foi desligada da cidade.

“Informamos que a responsável pelo áudio não faz mais parte do grupo Carmen Steffens que preza por total diversidade étnica em toda sua história de 30 anos no mercado de moda”

Você também pode gostar