Notícias de Criciúma e Região

Meta para 2022: diminuir o ritmo e viver com mais calma

Desacelerar essa é a palavra de ordem para o próximo ano

Fim do ano chegando. Você também tem aquela sensação que o tempo está passando muito rápido?  Ou será que essa sensação de velocidade é porque temos muitas coisas para fazer? Trabalho, estudo, tarefas domésticas, academia, pratica de esportes, embora as obrigações variem, a verdade é que as pessoas de maneira geral têm muitas delas a cumprir todos os dias. Quando é preciso desacelerar o ritmo para evitar que o excesso de atividades se torne exaustivo e abra espaço para transtornos como ansiedade, depressão e outros ?

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) relatam que o Brasil é o segundo país das Américas com maior número de pessoas depressivas, equivalentes a 5,8% da população. Além disso, o país ocupa o primeiro lugar em casos de ansiedade. Para o Psicólogo e Jornalista, Fábio Cadorin,“Não existe um ritmo ou estilo de vida ideal. Cada pessoa precisa encontrar o seu. Mas quando o assunto é desacelerar, estabelecer prioridades costuma ser uma boa estratégia”.

Não é só o acumulo de compromissos, é que para dar conta de tudo isso o ritmo também precisa acelerar. As refeições demoradas deram lugar ao lanche em frente ao computador, o tempo livre para brincar com os filhos divide lugar com as mensagens de trabalho, tudo é rápido. Como encontrar o equilíbrio? “Isso implica abrir mão de alguma coisa. E dizer ‘não’ também pode trazer um pouco de angústia. Mas a gente precisa entender que não dá para ter tudo. A ideia de plenitude, de vida perfeita, sem faltas, além de inalcançável é irreal”, reforça Cadorin.

Meta para 2022: diminuir o ritmo e viver com mais calma
Estabelecer prioridades é importante – Foto: Pexels

 

A psicóloga e professora da Unesc, Graziela Amboni, diz que no final do ano é comum que as pessoas criem propósitos, metas e muitas idealizações para o ano seguinte. “Mas muitas vezes desejamos e sonhamos com muitas mudanças e conquistas para o nosso mundo externo, e esquecemos de olhar para nosso mundo interno. Sendo ele o que temos demais importante em nossa vida, inclusive para conseguirmos conquistar qualquer outro desejo que seja para nosso mundo externo”, ressalta.

Você sabia que o cérebro dá sinais ao corpo de que está sob pressão e que sua saúde mental não está bem?  Segundo a psicóloga, existem vários sinais e sintomas que precisam ser  observardos para ver como esta nosso estado de saúde mental. 

Os principais sinais de que é preciso repensar sua rotina e desacelerar. 

  1. Está sentindo um cansaço constante;
  2. Falta de concentração;
  3. Insônia ou sono agitado;
  4. Irritabilidade;
  5. Sua alimentação está dentro do seu habitual?
  6. Nunca consegue dar conta de todas as tarefas do dia;
  7. Está o tempo todo no celular respondendo mensagens;
  8. Nunca tem tempo para cuidar de você, por que sempre tem outra coisa para fazer.

 

5 dicas para você diminuir o ritmo e entrar em 2022 com as baterias recarregadas

Os desafios do ano de 2021 alcançaram todo mundo, e o este ano mais uma vez nos fez refletir sobre flexibilidade, autocuidado e capacidade de reinvenção.  Para fechar mais um ano e ter forças para encarar novos desafios em 2022 é importante adotar um ritmo tranquilo e isso só depende de nós.  As festas nos fazem refletir e tomar contar daquilo que podemos fazer diferente no próximo ano para ter felicidade e entusiasmo para o trabalho e a vida. A Naturóloga, Caroline Ramos Machado dá dicas de como desacelerar e começar o ano com  as baterias recarregadas. 

  1. Leia um livro

Aproveite o tempo livre para refrescar os pensamentos. A leitura estimula a criatividade e a imaginação, ajudando você nas tomadas de decisões. Escolha um lugar confortável e bem iluminado, pode ser na varanda, na rede, na beira da praia, o importante e curtir a história sem compromissos.

  1. Faça uma massagem

Tire um tempo para você e permita-se desfrutar de um atendimento com massagem.

Além dos benefícios de relaxamento físico e mental, existe uma gama de técnicas específicas de massagem que aliviam as dores, modelam o corpo e eliminam os edemas relacionados com a retenção de líquidos.

  1. Cozinhe um prato novo

Uma excelente maneira de aproveitar o tempo em casa é preparar uma refeição especial. Junte toda família, pesquisem novas receitas e se organizem com os ingredientes e etapas de preparação. Cozinhar pode ser divertido para adultos e crianças e depois o momento de saborear e alegria para todos em torno da mesa.

 

Meta para 2022: diminuir o ritmo e viver com mais calma
Naturóloga Caroline Ramos Machado dá dicas para desacelerar

4- Faça atividades manuais

Existe uma infinidade de atividades manuais que relaxam o corpo e a mente e podem ser realizadas em qualquer local.  Algumas ideias são:

  • costura;
  • pintura;
  • desenho;
  • escrita;
  • entre outros.

Desafie-se a buscar por algo novo que você tenha afinidade. 

  1. Esteja em contato com a natureza

 Tirem um tempo para estar em contato com a natureza, mesmo que você more na cidade, passeie em jardins e praças.  Realize uma caminhada ao ar livre, aprecie o céu através da sua varanda, são pequenos momentos como esses que ajudam você a desacelerar. 

Adotando atitudes simples, mesmo estando na cidade, você consegue do conforto de sua casa experiências para desacelerar e aproveitar para recarregar as energias neste final de ano e entram em 2022 de maneira diferente e mais relaxado. 

Meta para 2022: diminuir o ritmo e viver com mais calma
Leitura e contato com a natureza podem

 

 

Você também pode gostar