Mecânica & Motores: saiba a importância do aditivo no sistema de arrefecimento do carro

* Por Daiane Dalzotto

Quando o assunto é o radiador do carro, muitos cuidados devem ser tomados. Pois ali é que está concentrado o sistema de arrefecimento, responsável em manter a temperatura ideal do motor.

Para o funcionamento perfeito desse sistema, além de estar atento para manter o nível do reservatório de água sempre entre o mínimo e o máximo, outro fator muito importante é usar um liquido próprio para o sistema de arrefecimento, também conhecido como aditivo. Ele permite que a água circule pelo sistema em condições adequadas para o uso. Além disso, o aditivo é responsável pela proteção de algumas peças do veículo, como: bomba d’água, válvula termostática, tubulações e radiador. Evitando assim a corrosão e ferrugem das peças que estiverem em contato com água.

Foto: Divulgação/CD Car

Outra utilidade muito importante do aditivo e que muitos desconhecem é a ação anticongelante. Algo fundamental para a proteção dos automóveis em regiões com inverno rigoroso, como o Sul do Brasil. Pois, a água pura pode congelar e com isso ela expande, aumentando o volume. Então, se a água congelar, ela pode estourar o radiador e até mesmo o bloco do motor. Por isso, é muito importante ficar atento a esses pequenos cuidados. Mas fundamentais.

O aditivo é um produto relativamente barato, em razão do seu benefício. Cada litro de aditivo concentrado custa cerca de R$ 30. Na maioria dos carros, são utilizados dois litros de ativo para ser diluído na água. Também é muito importante ficar atento à qualidade do produto.  Verificar se de fato é um aditivo de procedência, garantindo assim uma total performance do produto. Caso tenha dúvidas verifique no rótulo da embalagem se o etilenoglicol está presente na formulação do aditivo.

Quando utilizado corretamente, o aditivo pode durar até 120.000 KM, em condições normais de uso do veículo.

@cdcarcri

@daiane_dalzoto

Você também pode gostar

Entre no nosso grupo do WhatsApp e seja atualizado em tempo real.