Notícias de Criciúma e Região

Mais 32 leitos de UTI infantil serão abertos nos próximos dias em SC

Conforme o governo do Estado ainda estão sendo alinhados mais 48 leitos

O Governo do Estado está organizando para os próximos dias a abertura de 32 leitos de UTI infantil. O anúncio foi feito pelo governador Jorginho Mello. Diante do momento sazonal, com casos de doenças respiratórias, há grande demanda de leitos hospitalares infantis, causando uma sobrecarga no sistema de saúde.

Os novos leitos estão distribuídos em duas regiões do estado. Na Grande Florianópolis serão 12 leitos de UTI neonatal, sendo cinco no Hospital Ilha e sete no Hospital Regional de São José. Já para a região do Vale do Itajaí serão 20 leitos no Hospital Imigrantes em Brusque.

“O Estado não pode faltar onde ele é mais necessário, que é na saúde das crianças catarinenses. Sou pai e avô, sei o desespero que é ter uma criança doente em casa. Por isso, determinei a ampliaçao dos leitos no menor tempo possível, não existem desculpas que justifiquem a falta de vagas. Sabemos que o problema é histórico, mas nosso esforço é nesse sentido hoje. Saúde sempre é prioridade”, disse o governador Jorginho Mello.

O Sul do Estado também vem sofrendo com a superlotação nos leitos de UTI para bebês e crianças. No sábado, dia 20, três crianças precisaram ser transferidas do Hospital Materno Infantil Santa Catarina para outras regiões de Santa Catarina devido a falta de leitos. Na tarde dessa terça-feira, dia 23, uma gestante precisou ser transferida pela aeronave do Saer/Sarasul do Hospital Regional de Araranguá para Lages.

A mãe, de 29 anos, estava grávida de 34 semanas, mas precisava realizar um parto emergencial devido a hipertensão severa. Como o bebê nasceria prematuro, precisava de uma UTI neonatal após o parto.

Conforme o governo do Estado, desde o início deste ano, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), há um trabalho dedicado à ampliação do número de leitos de retaguarda, além dos leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI). Da mesma forma, as equipes das unidades de saúde vêm desenvolvendo fluxos de rotatividade dos pacientes.

“As obras de ampliação em unidades hospitalares do Estado também irão proporcionar uma ampliação da rede de atendimento. São várias frentes. Hospitais que já podem ativar, mas que estão dependendo dos contratos finais. Temos aquelas unidades que precisam contratar recursos humanos, outras que necessitam de ampliações, a exemplo do Hospital Regional, que prevê mais 10 leitos para adultos e o Hospital Nossa Senhora dos Prazeres, em Lages, 20 leitos”, explicou a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto.

A secretária também destaca que existem outras obras, já autorizadas pelo governador, em andamento. É o caso da ampliação do Hospital Infantil Joana de Gusmão, com leitos pediátricos e neonatais.

Ainda estão sendo alinhados mais 48 leitos, sendo 30 no Hospital Marieta Konder Bornhausen, de Itajaí; oito no Hospital Regional de Araranguá, de Araranguá e 10 no Hospital Dom Joaquim, em Sombrio.

Você também pode gostar