Notícias de Criciúma e Região

Lixeiras subterrâneas modernizam descarte e coleta em Criciúma

Lixeiras foram instaladas na Praça do Congresso, outras 20 serão colocadas nos parques e praças da cidade

A primeira lixeira subterrânea de Criciúma foi entregue na noite deste sábado, 4, na Praça do Congresso. Esta foi a primeira de 20 que serão instaladas nos demais parques e praças da cidade.

 O sistema funciona da seguinte forma: com capacidade de mil litros, o kit contém dois contêineres, um para material reciclável e outro para não reciclável, esses materiais ficam armazenados todos abaixo do solo e inacessível a pessoas e animais, vetores transmissíveis de doenças. “Quando o caminhão de lixo passa ele liga uma mangueira hidráulica e por meio de acionamento hidráulico faz o levantamento da lixeira do solo e o basculamento nos caminhões”, explica a gestora do Fundo Municipal de Saneamento Básico de Criciúma (Funsab), Anequésselen Fortunato.

Vantagens

Conforme Anequésselen, além de serem importantes para o meio ambiente, esse material reciclável que vai ser depositado ali, será levado para as associações e cooperativas de catadores do município. “Lá eles vendem  e podem sustentar suas famílias”, destaca.

Para o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, a implanação das lixeiras subterrâneas, trata-se de um novo conceito. “Quando assumi a prefeitura na primeira vez o lixo era colocado na porta da casa em sacos ou em sacolas de supermercado. Começamos a atuar com o container e já houve uma evolução. Mas mesmo assim, moradores de ruas, pedintes, recolhem parte do lixo, deixam espalhado, vem os cachorros, mosquitos, viram transmissores de doenças, além de deixar o mau cheiro. Agora começamos com esse processo de lixeira subterrânea, que vai deixar a cidade mais bonita”, aposta o prefeito.

 

 

Você também pode gostar