Notícias de Criciúma e Região

Limpeza do Rio Urussanga: Defesa Civil de Morro da Fumaça atuará no planejamento

Documento servirá como base para obtenção de recursos e definição de estratégia para execução das intervenções

A Defesa Civil de Morro da Fumaça com as demais coordenadorias da região está mobilizada na elaboração do plano de trabalho de limpeza do Rio Urussanga. As lideranças envolvidas fizeram um sobrevoo de identificação na bacia do Rio Urussanja e com o diagnóstico mais detalhado os municípios poderão mais afetados poderão pleitear por recursos para a realização de limpeza da calha fluvial.

Segundo o coordenador da Defesa Civil de Morro da Fumaça, Natan Felipe de Souza, o projeto de desassoreamento completo e a revitalização das margens da bacia do Rio Urussanga, elaborado em 2012, ultrapassa R$ 100 milhões. “Considerando que este número já se encontra desatualizado e que não será de fácil viabilização, vamos adotar ações coordenadas. As intervenções serão focadas nos 17 quilômetros de curso de água que ficam entre as cidades de Içara, Jaguaruna e Sangão.  Este sobrevoo nos permitiu avistar os pontos que precisam de intervenção. Avistamos os mais diversos fatores: árvores caídas, bancos de areia, detritos, que limitam o escoamento do rio. Aspectos que potencializam inundações em dias de chuvas intensas”, acrescenta.

Com o auxílio de recursos estaduais, Morro da Fumaça  iniciará as ações de limpeza do Rio Urussanga e dos afluentes Linha Torrens e Ronco D’Água. “Considerando os mais afetados pela chuva registrada em outubro do ano passado, nosso município é um dos menos impactados. Com base nisso, fomos contemplados com recurso emergencial de R$ 350 mil que será investido em hora/máquina para a execução de trabalhos pontuais. Após vencida a etapa licitatória que está em andamento, o valor cai na conta e os trabalhos poderão ser iniciados”, esclarece.

Você também pode gostar