Imagino que após ler a pergunta, você deva ter se questionado: como assim, eu dou trabalho? Logo eu, rsss…Bem, quando falo sobre dar trabalho, eu me refiro a comportamentos que evidenciam esforços de quem convive com esse tipo de adulto. Mas, afinal, quem é esse adulto e o que representa dar trabalho?
Para clarear a temática, quando me refiro a adulto que dá trabalho, a pergunta é: qual o adulto que mais dá trabalho na empresa? Aquele que não cresceu! E o que representa o não crescer? No ambiente corporativo, esse tipo faz birras, é extremista, do tipo 8 ou 80, ameaça ir embora por toda e qualquer razão, supervalorizam suas entregas – diga-se, aquilo que foram contratados para fazer.
Porém, caro amigo leitor, uma pessoa adulta com as características citadas acima, obviamente não se percebe assim e sabem por que? Porque não se conhece o suficiente, e exatamente pela ausência de autoconhecimento, terceiriza as responsabilidades de suas ações e/ou se vitimiza pelos acontecimentos. Por isso, para evitar situações como essa, aumentar a consciência sobre quem se é de verdade é um dos caminhos mais seguros para a mudança de postura.
Quer saber se você tem algum adulto assim no seu time? Experimente falar um não para ele. Você pode ter falado mil vezes o sim, pode até ter flexibilizado negociações, mas a partir do momento que você negar um pedido, uma ideia, seja por processos que precisam ser cumpridos, seja por ausência de orçamento, o não recebido terá como resposta comportamentos extremados, birras, ameaças e também, ingratidão. Adulto que dá trabalho não sabe lidar com a frustração do não!
A vida adulta é repleta de desafios e, para os adultos que dão trabalho, esse desafio, sem dúvidas, é o mais complexo, considerando a dificuldade em obter êxito no mesmo. A infância é uma das melhores fases da vida, sem tantas obrigações, entendimento de regras e a liberdade para lidar com as emoções sem tanto entendimento e filtros, o problema está quando a pessoa não passou dessa fase. Adultos de verdade, enxergam e vivem essa transição com clareza e maturidade, aprendendo e se responsabilizando pelo ônus e bônus de se tornarem maduros e autônomos. E aí adulto, você dá trabalho?