Notícias de Criciúma e Região

Leituristas do Samae reclamam de cães, mato alto e falta de caixa de correspondência

Problemas atrapalham a entrega da fatura de água

Cães ferozes soltos no pátio e na rua; hidrômetros danificados, enterrados ou cobertos pelo mato e falta de caixa de correspondência são os principais desafios enfrentados pelos profissionais que trabalham como leituristas de água. Os problemas são tão frequentes que o Samae de Araranguá está fazendo um apelo a população. 

Na cidade são mais de 19 mil imóveis e quase 23 mil unidades consumidoras atendidas por uma equipe de sete pessoas. Muitas vezes, a equipe não consegue entregar a fatura de maneira adequada. 

“Há imóveis que carecem de caixa postal ou algum artefato para depositar a fatura, então o jeito é colocá-la entre as palhetas das janelas, embaixo da porta ou no contador de energia elétrica, o que não é o ideal e pode provocar o extravio”, diz em nota o Samae.

O pedido é para que as pessoas tomem cuidados básicos para evitar problemas com a cobrança e facilitar o serviço dos profissionais que já enfrentam, diariamente, as intempéries do tempo. 

Dicas para melhorar o acesso aos hidrômetros:

– A caixa do hidrômetro e a caixa postal das casas, estabelecimentos comerciais ou industriais, devem estar posicionadas do lado de fora do portão, ao alcance do leiturista e fora do alcance do cachorro.

– Defeitos ou aberturas na grade do portão (ou buracos em muros e cercas de proteção) devem ser consertados, garantindo que o cachorro não encontre nessas fendas uma oportunidade de sair da casa e entrar em contato direto com o leiturista.

– Os donos do cão devem ter o cuidado de sempre verificar se o portão da casa está fechado e trancado, evitando que o animal consiga abri-lo ao fazer força quando o leiturista chega.

– A altura dos muros, grades ou cercas da casa também merece bastante atenção. Estas estruturas devem possuir dimensões suficientes para que o cão não consiga pulá-lo.

– Os donos do cão não devem deixar objetos encostados ou próximos ao muro, grade, cerca (ou ao portão), já que o animal pode usar esse tipo de acessório como um trampolim.

Você também pode gostar