Notícias de Criciúma e Região

Inverno terá poucos dias de frio intenso em SC

Estação marcada por baixas temperaturas, inicia às 11h58, desta quarta-feira, dia 21

Quando os relógios marcarem 11h58, nesta quarta-feira, dia 21, será inverno oficialmente no Hemisfério Sul, entretanto a previsão de como se comportará a estação mais fria do ano deve frustrar os apaixonados pelo clima mais ameno. Segundo a previsão da Epagri/Ciram, em Santa Catarina, nos próximos três meses haverá poucos dias de frio intenso e haverá atuação do fenômeno El Niño.

A temperatura deve ficar acima da média para o período, mas não está descartada a possiblidade de neve. “Nos próximos meses algumas massas de ar frio chegam ao Sul do Brasil, provocando frio mais abrangente, com formação de geada ampla em Santa Catarina. Episódios de neve podem ocorrer associados às massas de ar frio, sobretudo no Planalto Sul. No entanto, neste inverno não tem indicativo de frio duradouro, as massas de ar frio devem intercalar com períodos mais aquecidos”, informa parte do boletim emitido pela Epagri, assinado pelas meteorologistas, Gilsânia Cruz e Marilene de Lima.

Veranico e precipitação

O veranico também será mais frequente neste ano, com dias consecutivos de os termômetros registrarem mais de 30ºC. Outra caraterística da estação são os nevoeiros, associados à nebulosidade baixa, com redução de visibilidade.

Em junho, a previsão é de chuva próxima da média climatológica, mal distribuída e escassa em alguns períodos. Nos meses de julho e agosto a tendência é de aumento da chuva em Santa Catarina, com totais mais elevados, resultando em chuva próxima à acima da média climatológica. Destaque para chuva forte, com totais elevados em curto intervalo de tempo, temporais com forte atividade elétrica (raios), granizo e ventania, ondas de frio e períodos de estiagem podem ocorrer no inverno de 2023.

Você também pode gostar