Notícias de Criciúma e Região

Inverno: saiba quais os principais vinhos para apreciar a estação

A combinação da bebida e do frio pode ficar melhor com a escolha da uva, tipo e temperatura ideal, aponta somelier

O inverno chegou e se existe algum motivo para apreciar uma boa taça de vinho, está aí o principal deles: o frio. A combinação pode ficar ainda melhor quando a escolha da uva e do rótulo são certeiras para a estação. Para auxiliar nesta tarefa, o sommelier da Rede Angeloni, Jean Stelmach, indica opções que também farão parte da adega do Festival Vino & Formaggio. O evento open wine e food será realizado entre os dias 14 a 16 de julho no Palazzo Delle Acque em Nova Veneza e vai reunir mais de dez vinícolas nacionais e internacionais, além de expositores do setor de alimentação.

Com a chegada dos dias mais frios do ano, os menus ficam mais substanciosos e caldos e fondues ganham destaque. Por isso, segundo o sommelier, é a época ideal para explorar vinhos mais encorpados e estruturados. “Os brancos são ideais para serem consumidos com fondue salgado. Precisam ser frescos com boa acidez, pois o queijo costuma marcar bem a boca. As sugestões são as uvas chenin blanc,  pinot grigio e alvarinho. Enquanto o doce servido com frutas frescas, é delicioso com um vinho do porto ou algo similar, como um reciotto della valpolicela. Já os caldos podem ser tintos leves a médio corpo. Geralmente a proteína marca mais o sabor que a textura. Então  a recomendação é um um belo chianti ou um barbera d’alba, mas nada impede de beber um bom merlot brasileiro”, frisa Stelmach.

Para os apreciadores de vinhos doces, os fortificados como o vinho do Porto ou de alguma outra região, também são recomendados para os dias mais frios. “Agora, certamente, é uma boa hora para um belíssimo Tannat uruguaio ou um tinto português da região da Bairrada que são vinhos mais estruturados. Vale buscar também um Malbec Argentino ou Cabernet chileno, mais rico, de linhas que chamamos de Gran Reserva ou que façam menção a estágio em barrica de carvalho, e que ambos certamente terão um pouquinho mais de álcool, mas que bem feitos serão muito equilibrados e certamente não vão desapontar”, destaca o sommelier.

De acordo com Jean, independente do rótulo selecionado, é preciso ajustar o estilo da bebida a uma temperatura de serviço correta. “A dica para o consumo do vinho branco no inverno é escolher opções que possam ser servidas em temperaturas não tão baixas, ou seja, os brancos mais intensos e encorpados, como os Chardonnay ou Sauvignon Blanc”, ressalta.

Para os amantes do vinho branco e espumantes, a boa notícia é que eles não precisam ser restritos à temporada de verão, assim como os vinhos tintos, na temperatura adequada, podem ser consumidos durante todo o ano. “Os tintos e encorpados devem ser consumidos de 15 a 18 graus, já os leves podem ser um pouco mais frescos em aproximadamente 13 graus.  Para o consumo dos brancos encorpados, como um Chardonnay, a sugestão é que a temperatura seja de 10 a 13 graus. No caso dos brancos leves e espumantes. No caso dos brancos leves e espumantes, o consumo pode ser de 6 a 10 graus” , reforça.

Você também pode gostar