Notícias de Criciúma e Região

Inscrições abertas para o evento ‘Autismo não tem cara’ 

Aberto ao público em geral, os interessados devem fazer a inscrição até a data da solenidade

O Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC), por meio da Diretoria de Saúde e Qualidade de Vida (DSQV) e em parceria com os programas Integra e Mães do Judiciário, promove o evento intitulado “Dia Mundial de Conscientização do Autismo no PJSC: autismo não tem cara”, na terça-feira, dia 9, a partir das 16h, na sala de sessões Ministro Teori Zavascki, em Florianópolis.

O simpósio celebra o Dia Mundial de Conscientização do Autismo e o Dia Mundial da Saúde, comemorados nos dias 2 e 7 de abril, respectivamente. O evento é aberto ao público em geral, e os interessados devem fazer a inscrição até a data da solenidade. 

“Cada vez mais pessoas recebem o diagnóstico de estar no espectro autista. Esta consciência é muito importante para que elas possam se entender e ser entendidas pelas pessoas do seu convívio. Juntas, poderão buscar estruturar suas relações de forma mais harmônica”, anotou a diretora de Saúde e Qualidade de Vida, médica Graciela de Oliveira Richter Schmidt. 

Por meio de quatro palestras, o objetivo é fazer a sociedade catarinense compreender que a inclusão e a aceitação da diversidade são essenciais para a formação de uma comunidade mais justa e equitativa para os autistas, que têm muito a ensinar com suas perspectivas únicas e habilidades especiais. A programação também inclui a apresentação do coral da Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC). 

Para a servidora Claudia Daisy de Sousa, que é uma das gerentes do projeto, a intenção é disseminar o conhecimento sobre o tema. “Com o evento, pretendemos reforçar a importância da discussão acerca dos estereótipos erroneamente atribuídos ao autismo, promovendo, assim, mais conhecimento para a sociedade e inclusão para as pessoas do espectro”, informou. 

Já o coordenador da Secretaria de Acessibilidade e Inclusão do TJSC, Rodrigo Lima, destacou a importância da realização deste evento alusivo ao mês da pessoa com transtorno do espectro autista. “Não estamos buscando apenas promover o processo de inclusão, mas também trazer conhecimento e sensibilização para a sociedade catarinense. O Poder Judiciário de Santa Catarina está comprometido em garantir que todas as pessoas tenham equidade de oportunidades”, completou. 

Confira os temas e os palestrantes: 

  1. Os desafios da efetividade dos direitos das crianças autistas

Evandro Volmar Rizzo – juiz de direito da 2ª Vara da Fazenda Pública da comarca de Criciúma, membro da equipe multidisciplinar do programa Integra, do TJSC, e diretor do Departamento de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência da AMC. 

 

  1. Família e Cuidado

Alice Thummel Kuerten – presidente do Instituto Guga Kuerten (IGK) desde 2000. É membro do Conselho Consultivo do ICOM (Instituto Comunitário da Grande Florianópolis), membro da diretoria da APAE de Florianópolis e vice-presidente da Federação das APAEs de Santa Catarina. 

 

  1. Importância do diagnóstico precoce e os impactos de seu atraso na vida da pessoa autista 

Carolina Nobre – CEO do Instituto de Diagnóstico Adulto (IDA), cirurgiã dentista, autista e cofundadora da página Autizando. Pós-graduanda em autismo pelo CBI Miami. Estudante de Medicina pela UFSC. 

 

  1. Nada Sobre Nós Sem Nós: a participação das pessoas com deficiência na implementação e efetivação de políticas públicas 

Rodrigo Lima – coordenador da Secretaria de Acessibilidade e Inclusão do TJSC e presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência do município de Itajaí. Formado em Direito pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali). Pós-graduado em Direito Constitucional Aplicado. 

 

Você também pode gostar