Notícias de Criciúma e Região

Infestação de caramujos ‘gigantes’ é encontrada em Araranguá

Caramujo africano pode transmitir doenças para humanos

Uma ocorrência chamou a atenção em Araranguá, nesta semana. Uma infestação de caramujos ‘gigantes’ foi encontrada no bairro Polícia Rodoviária. O caramujo africano pode passar doenças para humanos. Por isso a Vigilância Sanitária do município do Extremo Sul foi acionada.

Após coleta, exames realizados pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (DIVE/SC) confirmaram que se tratava do caramujo africano.Ou seja, que pode transmitir doenças. Sendo elas:

Angiostrongylus costaricensis: Responsável pela angiostrongilose abdominal, doença que provoca perfuração intestinal, com sintomas semelhantes aos da apendicite;

Angiostrongylus cantonensis: Responsável pela angiostrongilíase meningoencefálica, de sintomas variáveis e muitas vezes fatal.

A equipe da Vigilância Sanitária, o Programa de Controle à Dengue e o biólogo da Regional de Saúde, Fábio Sabino, foram até o local nesta sexta-feira, dia 17, fazer a limpeza completa do ambiente infestado. Onde contaram com a parceria da Secretaria de Agricultura e de uma empresa terceirizada.

ATENÇÃO

– Antes de consumir qualquer hortaliça, é necessário lavá-la bem com água corrente e sanitária.

 

 

 

 

 

Você também pode gostar