Notícias de Criciúma e Região

IFSC Araranguá: 15 anos de educação profissional, científica e tecnológica

Para marcar data tão importante para a educação pública na região, estão sendo programadas atividades envolvendo a comunidade acadêmica

O Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) está completando 15 anos de atuação em Araranguá. Para marcar data tão importante para a educação pública na região, estão sendo programadas atividades envolvendo a comunidade acadêmica e um jantar baile para reunir aqueles que vivenciaram alguma parte dessa história.

O IFSC chegou a Araranguá ainda com o nome de Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet). No dia 25 de março de 2008, era publicada no Diário Oficial da União a portaria que criava a unidade do Cefet em Araranguá. No final daquele ano, no dia 29 de dezembro, foi publicada a lei que instituiu a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e transformou os antigos Cefets em Institutos Federais. Sendo assim, o dia 25 de março é considerado o dia do aniversário do IFSC Câmpus Araranguá.

Na semana que antecede os 15 anos, haverá uma série de atividades de integração, apresentações culturais e exposições sobre a história do IFSC, envolvendo os estudantes de todos níveis de ensino oferecidos pelo Câmpus Araranguá. A comemoração culminará com um jantar beneficente, marcado para o dia 1º de Abril.

A festividade acontecerá no Hotel Morro dos Conventos, a partir das 19h30, e contará com animação do grupo musical Mistura Fina Jazz Trio, de Araranguá. Já estão confirmadas as presenças da diretora do Cefet na época da implantação do Câmpus, Consuelo Sielski, do atual reitor do IFSC, Maurício Gariba Júnior, e de representantes da Reitoria da instituição, além de autoridades da região e que contribuíram com a história do Câmpus Araranguá.

Educação profissional, científica e tecnológica

Nestes 15 anos, é possível dizer que o Câmpus Araranguá conseguiu cumprir a missão institucional do IFSC: promover a inclusão e formar cidadãos, por meio da educação profissional, científica e tecnológica, gerando, difundindo e aplicando conhecimento e inovação, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico e cultural.

“O IFSC é um indutor de desenvolvimento regional, e isso ocorre em duas frentes. Primeiro, em nossa atividade-fim, que é formar profissionais com conexão com o arranjo produtivo, com capacidade de empreender e contribuir com a economia. Mas também formar cidadãos conscientes do seu papel social. Somos uma escola plural, que discute questões sociais e econômicas que são tabu na maioria das escolas. Além disso, investimos milhões de reais direta ou indiretamente na economia de Araranguá e região, tanto através do nosso orçamento discricionário quanto do obrigatório. Não há nenhuma dúvida de grande parte do crescimento da cidade foi induzido pelo investimento público federal nas instituições com IFSC, UFSC e IFC”, afirma o diretor-geral do Câmpus Araranguá, Adriano Rodrigues.

Em números, foram 5790 estudantes que passaram por algum curso do IFSC em Araranguá, desde a modalidade de Formação Inicial e Continuada (FIC) até a pós-graduação, passando pelos cursos técnicos e de graduação, que constituem as principais ofertas de cursos na instituição. Atualmente, o IFSC Araranguá oferece os cursos técnicos integrados ao ensino médio em Eletromecânica, Produção de Moda e Vestuário; os cursos técnicos subsequentes ao ensino médio em Automação Industrial, Mecânica, Produção de Moda e Têxtil, os cursos de graduação em Física (Licenciatura) e Design de Moda e a especialização em Educação Científica e Matemática.

Além da formação de profissionais qualificados, o IFSC Araranguá se destaca pela qualidade do ensino. Uma das evidências é o número de estudantes do ensino médio técnico aprovados no vestibular. O IFSC é a escola do extremo sul catarinense que mais aprova no Vestibular da UFSC.

Outra característica da instituição são as parcerias com municípios, instituições e empresas, que descentralizam as atividades de ensino e também realizam uma série de projetos de extensão e pesquisa que contribuem com o desenvolvimento regional. O IFSC desenvolve uma série de projetos de extensão em parceria com entidades da região, e realiza cursos de qualificação diretamente nas empresas e em municípios, em parceria com as prefeituras locais.

Na área de formação de professores, um dos eixos de atuação do Câmpus Araranguá, são diferentes ações que visam à qualificação dos docentes da educação básica, em projetos com as secretarias de Educação, na especialização em Educação Científica e Matemática e nas atividades realizadas nas escolas da região pelos estudantes de Licenciatura em Física.

O intercâmbio com as instituições de ensino também ocorre no diálogo permanente entre professores e na realização de eventos em parceria, como o Simpósio Ibero-Americano de Tecnologias Educacionais (SITED), o Simpósio de Integração Científica e Tecnológica do Sul Catarinense (SICT-Sul), Simpósio Latino Americano de Jogos (SLAT-Jogo), Simpósio Catarinense de Astronomia (SCA), além de feiras de ciências e eventos culturais, como a Semana de Arte e Cultura (SAC). Um dos eventos tradicionais do IFSC em Araranguá está ligado ao curso de Design de Moda, que anualmente realiza o I’Fashion, um desfile de moda e uma exposição dos trabalhos dos estudantes concluintes do curso.

Você também pode gostar