Notícias de Criciúma e Região

Içara tem a maior geração de empregos da Região Carbonífera

Entre os 12 municípios da Amrec, Içara foi o que mais gerou novos empregos nos dois primeiros meses deste ano

Considerando os 12 municípios da Região Carbonífera (Amrec) nos dois primeiros meses de 2023, a cidade está na liderança do índice, com um saldo positivo de 204 novos postos de trabalho. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), divulgados nesta quarta-feira, dia 29, pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

A Capital do Mel registrou 2.477 admissões e 2.273 demissões no período. Os setores de serviços, indústria e comércio foram os que mais se destacaram. Atualmente, Içara detém a terceira maior economia de toda a região Sul do Estado, atrás apenas de Criciúma e Tubarão, as duas maiores cidades.

“Isso comprova como a nossa economia é diversificada e como os empresários da cidade são resilientes para enfrentar os desafios do empreendedorismo. A nossa meta até o final deste mandato é nos tornarmos a segunda maior economia do Sul”, salienta a prefeita Dalvania Cardoso.

Conforme a prévia do censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Içara possui mais de 64 mil habitantes. “Somos um polo industrial em diversos segmentos, como o metalmecânico, de tintas, cerâmicas, plásticos e alimentos. Hoje, temos mais de 7 mil empresas ativas em nosso município, sendo 1,7 mil delas abertas no ano passado”, destaca Dalvania. Em 2022, a cidade apresentou um superávit de R$ 85,84 milhões na balança comercial. “Os números são extremamente positivos, e nos dão a certeza de que estamos no caminho certo”, conclui a prefeita.

Mais de 140 mil empregos na Região Carbonífera

Segundos dados no Novo Caged, considerando os 12 municípios, a Região Carbonífera fechou o primeiro bimestre com estoque de 148.303 empregos com carteira assinada. O montante é resultado do acréscimo de 1.110 vagas no acumulado do ano, sendo 195 em janeiro e 915 em fevereiro.

Após Içara, o segundo município em geração de emprego é Criciúma, com 176, seguido de Urussanga, com 153. Também adicionaram mais de 100 vagas no bimestre Morro da Fumaça (125), Siderópolis (115), Nova Veneza (114) e Orleans (104).

No entanto, todos os municípios contabilizaram saldo positivo nos dois primeiros meses de 2023: Forquilhinha, com 87; Balneário Rincão, com 47; Cocal do Sul, com 19; Lauro Müller, com três; e Treviso, com um.

Setores

Em relação aos setores, os serviços seguem na liderança, uma tendência verificada já no ano passado. Desde janeiro, acrescentaram 880 postos de trabalho, elevando o estoque de empregos formais para 50.475, o segundo maior entre os setores.

Você também pode gostar