Notícias de Criciúma e Região

Hospital São José terá mais leitos de UTI para tratamento da Covid-19

Até o final da próxima semana o Hospital São José de Criciúma, terá mais dez leitos para Unidade de Terapia Intensiva (UTI), disponíveis para o tratamento da Covid-19. A habilitação foi publicada no Diário oficial desta quarta-feira, 22. Mas segundo o diretor técnico e médico infectologista do hospital, Raphael Elias Farias, mesmo antes de sair a habilitação oficial o hospital já estava com a área pronta para uso com ventiladores, camas e monitores. “Mas com dificuldades para contratação de novos colaboradores devido a falta destes profissionais na região”, disse ele.

O Hospital São José com os novos leitos de UTI já em funcionamento, capacitou mais de 100 colaboradores para estas novas áreas, com 30 leitos. “No último final de semana a equipe foi ampliada e estava capacitada para o atendimento; com isso, colocamos em funcionamento dois novos leitos mesmo sem a habilitação. Para os outros oito leitos estamos já com o quadro de funcionários quase completo”, garante o médico.

De acordo com o especialista, para cada dois pacientes internados em leitos de UTI, o ideal é que quatro técnicos de enfermagem estejam à disposição para atendimento. ” Desta forma para os dez leitos, se faz necessário 20 técnicos de enfermagem, além dos demais profissionais como médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, farmacêuticos, higienizadoras, entre outros profissionais”, informa.

Pandemia

O hospital terá um total agora de 38 leitos de UTI SUS para tratamento de pacientes acometidos com  a Covid-19 e que necessitem de internação em UTI. “A habilitação dos leitos foi um esforço em conjunto do hospital, Prefeitura de Criciúma e Secretaria do Estado da Saúde. O Governo Federal e Estadual, disponibilizaram respiradores; o município e o HSJosé adquiriram  os leitos. Mesmo a regulação sendo feita pelo Estado ainda há muitas dificuldades, porque a regulação é Estadual e as pessoas acabam vindo de outras regiões”, informa o secretário de Saúde de Criciúma, Acélio Casagrande.

Até esta quarta-feira, 22, o Hospital São José possui 29 pacientes em leitos de internação de UTI; destes, 23  testaram positivo para Covid-19 e seis aguardam resultados de exames.

 

 

 

Você também pode gostar