Notícias de Criciúma e Região

Hospital São José recruta pacientes para pesquisa sobre hipercolesterolemia familiar

Estudo analisa a doença genética que está ligada à alta concentração do colesterol “ruim” no sangue

O Hospital São José de Criciúma está selecionando participantes para uma pesquisa nacional do Ministério da Saúde, em parceria com o Hospital do Coração (HCOR) sobre a hipercolesterolemia familiar (HF), uma doença genética caracterizada pelas altas dosagens de LDL (colesterol ruim) no sangue.

“Fomos escolhidos como um dos centros participantes da pesquisa e estamos recrutando pacientes com a chamada hipercolesterolimia familiar, ou seja, famílias inteiras, com pessoas a partir dos 20 anos, que tenham a genética propensa a ter colesterol alto, mesmo que cuidem muito bem da alimentação, façam exercícios físicos, mas, ainda assim, o LDL seja muito alto, acima de 190. Famílias que, com esta propensão genética, tenham a tendência a desenvolver infartos e Acidente Vascular Cerebral de uma maneira mais precoce, do que a população em geral”, explica o médico cardiologista e responsável pelo estudo no HSJosé, André De Luca.

De acordo com o especialista, durante a pesquisa são feitas avaliações com nutricionista, intervenções com suplementação e acompanhamento médico, onde serão avaliados se houve a redução do colesterol.

Para participar do estudo ou obter mais informações sobre, os interessados devem entrar em contato pelo telefone (e Whatsapp): (48) 3431-1780.

Importância da prevenção

Dia 8 de agosto foi é lembrado em todo o país o Dia Nacional de Combate ao Colesterol. Uma data importante para reforçar a necessidade de controle da doença e de prevenção por meio de hábitos saudáveis de vida.

“Todos nós temos colesterol, o problema é o excesso desse colesterol, especialmente o LDL. Ele é o principal alvo de tratamentos e intervenções médicas, com o objetivo de reduzir os riscos de morte por infarto ou AVC. Ele é um dos principais ‘ingredientes’ da doença arteriosclerótica, que é a conhecida como a formação de placas de gordura nas artérias, o que causa o entupimento dos vasos sanguíneos no coração e no cérebro”, explica o médico.

Para o especialista, o problema do LDL elevado é o quanto ele está alto e por quanto tempo. “Quanto mais cedo baixarmos o colesterol e mais intensa for essa redução, menor a chance das pessoas terem problema no futuro. Por isso, é tão importante o acompanhamento periódico e os exames de rotina. O colesterol é uma doença que não provoca nenhum sintoma, as pessoas precisam conhecer os seus exames e pensar na alimentação como um todo. Nós somos o que comemos e a alimentação, junto com o exercício físico é essencial para o controle do colesterol. Uma vez que essas placas estão formadas, elas não saem mais. Conseguimos somente frear a evolução dessas doenças, por isso, a prevenção é sempre o melhor remédio”, finaliza o cardiologista.

Você também pode gostar