Notícias de Criciúma e Região

Hospital São José encerra aplicações da vacina contra a Covid-19

O Hospital São José de Criciúma, encerrou ontem, 09, as aplicações das vacinas que fazem parte do teste do estudo clínico contra a Covid-19 desenvolvida pela empresa Johnson & Johnson. O São José foi o único centro selecionado em Santa Catarina para sediar o estudo.

As aplicações tiveram início dia 12 de novembro e recebeu cerca de 500 inscritos interessados em participar do teste. “A escolha dos voluntários foi feita por meio de entrevistas com médicos para ver se tinham os critérios para participar, tendo todos, eles avançaram para a fase de aplicar a vacina” explica o coordenador do Serviço de Medicina Intensiva do HSJ e médico pesquisador da Unesc, Felipe Dal Pizzol.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui

O aposentado, Avelino De Mattia de 67 anos, recebeu a vacina ontem, 10, e considerou o procedimento seguro e até o momento, sem efeitos colaterais. “Foi bem tranquilo, só senti uma pequena dor no ombro quando aplicaram, mas estou bem. Recebemos um kit para fazer testes em casa de oxigenação e Covid-19. Os profissionais da saúde nos ensinaram todos os procedimentos e temos que fazer um relatório toda a semana e passar para o aplicativo que baixamos”, informou.

Quem recebeu a vacina, será acompanhado por dois anos pelos profissionais da saúde do hospital a fim de verificar a eficácia da vacina. “Pelo aplicativo que deve ser acessado uma vez por semana, cada voluntário irá informar caso tenha algum sintoma. Após a aplicação eles levam um kit para monitorar em casa se estão infectados pela Covid-19, principalmente neste primeiro ano”, explicou o médico.

 

Por Caroline Sartori/ Especial Portal Litoral Sul

Você também pode gostar