Heliponto no Santa Vita facilitará chegada da aeronave do Saer ao HSJosé

Local irá operar com todas as especificações necessárias para o cadastro na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac)

Para situações de emergência que exigem rapidez no transporte, os helipontos são importantes para que seja possível agilizar o atendimento e minimizar os riscos ao paciente durante o deslocamento até o hospital. Operando desde o final do ano passado na região Sul do Estado, o Serviço de Atendimento e Resgate Aeromédico do Sul (Saer/Sara Sul) ao fazer o atendimento de pacientes faz o pouso da aeronave no campo de futebol do Batalhão da Polícia Militar, no bairro Próspera. O motivo é a falta de um heliponto no Hospital São José, instituição  referência na região da Amrec em atendimento médico.

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Segundo o delegado de Polícia e piloto responsável pela base do Saer, Gilberto Mondini, havia um projeto para ser utilizado o heliponto de um prédio localizado nas proximidades do Hospital São José, mas, segundo ele, a logística do local não é adequada.

“Primeiro, a ambulância não consegue entrar na garagem do prédio. Fizemos a tomada de tempo, para pousarmos com o paciente, descer pelo elevador, passar pela garagem que tem acesso ao público, levar o paciente na rua para pegar a ambulância e ser levado ao São José. Chegamos à conclusão de que, a logística no campo da Polícia Militar é melhor, do que o prédio, e o tempo também é mais rápido. Além disso, lá o local é bem mais amplo e facilitado para a equipe pousar”, explica o delegado.

Ainda conforme Mondini, o ideal seria que o pouso e a entrega do paciente fossem no hospital destino até mesmo devido ao tempo. “Mas como ainda não temos essa possibilidade, fazemos a transferência do paciente para a ambulância terrestre, do Samu ou dos Bombeiros, e o acompanhamento até ao Hospital São José”, conta.

O delegado ainda explica que mesmo assim, com o serviço prestado pelo Saer, o prejuízo para o paciente é mínimo. “A falta do heliponto realmente atrapalha a logística. No entanto, o que importa não é a chegada do paciente o mais rápido possível dentro de um hospital. Mas sim a equipe médica do Saer/Sara Sul chegar ao local onde está a pessoa. É isto que faz toda a diferença, tendo em vista que a aeronave é equiparada a uma UTI Móvel”, destaca.

Situação será resolvida com heliponto no Santa Vita

Previsto para ser inaugurado em dezembro de 2024, o Santa Vita Saúde Center está sendo construído em frente ao Hospital São José. No projeto, consta um heliponto que irá operar com todas as especificações necessárias para o cadastro na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Tudo está sendo desenvolvido pela BMT Engenharia, empresa de Florianópolis, uma das 29 que fazem parte da elaboração de projetos do Santa Vita.

O engenheiro responsável pelo projeto, Edésio Elias Lopes, explica que o elevado terá como área de pouso e decolagem 19,5 metros x 19,5 metros, com área de toque (TLOF) de 13 metros x 13 metros, possuindo também uma área de segurança de 32,5 metros x 32,5 metros, com resistência para três toneladas. “Com todas as especificações técnicas necessárias, o local será um novo auxílio principalmente para o transporte de pacientes e doação de órgãos”, destaca ele. Ainda conforme o engenheiro, o heliponto está sendo projetado com o que há de mais avançado para segurança de voo. “Contará com balizamento noturno dentre outras tecnologias de navegação”, revela.

Diretor da Compacta Empreendimentos e um dos sócios do projeto do Santa Vita, Edilando de Moraes comenta que o Hospital São José precisa dessa movimentação rápida por meio de uma aeronave, para o transporte de pacientes e órgãos para transplantes. “Com o heliponto no Santa Vita, da Sala de Cirurgia até a aeronave, por meio de um elevador especial, levará três minutos”, destaca Moraes.

Ainda conforme o empresário, um dos objetivos dos sócios do empreendimento e que foram colocados como meta, era ter uma praça elevada, uma passarela ligando o Santa Vita ao HSJosé, como também o heliponto. “Estamos investindo em um belo projeto”, finaliza

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