Notícias de Criciúma e Região

Há mais de 20 anos projeto Anjos de Futsal segue mudando vidas

Projeto tem parceria com a Unesc e atende mais de 1,2 mil crianças de 9 a 11 anos de idade

Desde 2001 o projeto Anjos do Futsal incentiva a prática esportiva e transforma a vida de muitas crianças. Com apoio contínuo da Unesc, o projeto atende mais de 1,2 mil crianças de 9 a 11 anos de idade, em 25 núcleos distribuídos em 22 cidades da Amrec, Amesc e Amurel, sendo que uma destas escolinhas está sediada na própria Universidade. A parceria gera frutos que vão muito além do excelente desempenho esportivo, passando por conceitos de disciplina, dedicação, companheirismo, entre muitos outros conceitos aplicados no dia a dia no projeto. 

“O esporte é transformador e promovê-lo desde cedo é muito importante para a formação de cidadãos melhores. A Unesc, que é parceira de diversas iniciativas relacionadas ao esporte, não poderia deixar de estar junto a um projeto tão significativo e importante como é o Anjos do Futsal”, destaca a reitora, Luciane Bisognin Ceretta.

Coordenador técnico do projeto, Jean Reis, egresso da Unesc, revela que há a possibilidade de ampliar para 26 núcleos em 2023 e enfatiza a importância da participação da Unesc. “A parceria é muito importante pela marca da Unesc, sendo uma Universidade Comunitária que agrega junto ao projeto, acrescentando mais credibilidade para passarmos aos pais a confiança que esta iniciativa tem dentro da educação e com a disciplina dos professores junto às crianças. É uma junção de forças que contribui para termos uma sociedade cada vez melhor”, conta.

Todos os anos, as mais de 1,2 mil crianças recebem uniforme completo para realizar as atividades promovidas pelo projeto. Além disso, os técnicos participantes recebem capacitação com um profissional de renome nacional. “É gratificante para nós participar de uma iniciativa tão bonita e consolidada que há mais de 20 anos promove o esporte e a cidadania. É a Unesc, mais uma vez, cumprindo o seu papel de Universidade Comunitária”, enfatiza a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Universidade, Fernanda Sônego.

A pró-reitora de Ensino (Proen), Graziela Amboni, também esteve com Jean Reis na oportunidade em que o egresso visitou a Universidade. Ao ouvir os relatos sobre o projeto, Graziela também se encantou com tudo que o Anjos do Futsal proporciona, não só aos participantes, mas às famílias e à comunidade. “É realmente encantador ver tudo que esta ação possibilita, dando a oportunidade para estas crianças praticarem um esporte, contribuindo, não só com a parte física, mas também psicológica, os afastando da violência e das drogas e colaborando com a sua formação como cidadãos”, relata.

Os municípios que recebem o Projeto Anjos do Futsal são Balneário Arroio do Silva, Balneário Rincão, Cocal do Sul, Criciúma, Ermo, Içara, Jacinto Machado, Jaguaruna, Lauro Müller, Maracajá, Meleiro, Morro da Fumaça, Orleans, Passo de Torres, Praia Grande, Santa Rosa do Sul, São João do Sul, São Ludgero, Sombrio, Treviso, Turvo e Urussanga.

Você também pode gostar