Notícias de Criciúma e Região

Governo de SC explica sobre o calendário letivo, uso de máscaras e mantém suspensos o transporte coletivo e a abertura do comércio

Em coletiva realizada no começo da noite desta segunda-feira, 06, o Governo de Santa Catarina apresentou como será a retomada do calendário letivo da educação, a importância do uso de máscaras e a manutenção da suspensão do transporte coletivo e da abertura do comércio no Estado.

De acordo com o governador Carlos Moisés as duas próximas semanas serão de maior impacto do COVID-19 no Brasil e, em Santa Catarina, não será diferente. Por esse motivo, seguem as instruções de isolamento social onde permanecem suspensos quaisquer atividades de reuniões de público, e neste caso, os serviços de transporte coletivo e do comércio seguem suspensos. “Não temos segurança epidemiológica para liberar ainda esses ramos de atividades nas duas próximas semanas”, destaca Moisés.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui

Retomada do calendário eletivo da educação

De acordo com o secretário de Estado de Educação, Natalino Uggioni, num primeiro momento foi discutido a possibilidade da Educação à Distância (EAD) para os 540 mil alunos da rede estadual de ensino. Porém, depois de uma pesquisa foi constatado que 42% não possuí computador e outros 18% não contam com internet em casa. Além disso, 8% dos professores não tem acesso a rede em suas residências.

Com isso, um plano de ação foi montado para atingir a todos os alunos da rede que deverá estar organizando até o próximo dia 17 de abril e em operação no dia 22 de abril. As atividades serão desta forma até que sejam retomadas as aulas presenciais (ainda sem previsão de volta):

Quem tem internet
– Receberão os materiais das aulas via on-line

Quem não tem internet
– Receberão os materiais das aulas em casa (ou podem buscar nas escolas; seguindo as regras de higienização e sem aglomeração)

Alimentação escolar

Aguardam a sanção do Governo Federal para iniciar o plano de organizar os produtos em formas de kits para entregar para as famílias dos alunos da rede estadual. A ideia é comprar esses alimentos das cooperativas da agricultura familiar de Santa Catarina o que geraria um investimento de R$ 4 milhões. As famílias buscariam esses kits nas escolas, ou, quem não puder, o Estado leva até as resistências.

Uso de máscaras

Será publicada nesta terça-feira, 07, uma portaria onde o Governo do Estado recomenda o uso de máscaras pelas pessoas que precisarem sair de casa. As máscaras são artesanais feitas de tecidos que traz a possibilidade de uma barreira para evitar a proliferação do vírus no território catarinense.

Você também pode gostar