Notícias de Criciúma e Região

Fortes chuvas provocam mortes e destruição em Pernambuco

Pelo menos 35 mortes já foram confirmadas

Pelo menos 35 pessoas morreram em Pernambuco por causa das chuvas que atingiram a região nos últimos dias. A informação é da Defesa Civil do estado. Dos óbitos, cinco foram registrados ao longo da semana e pelo menos 30 em deslizamentos e inundações neste sábado, dia 28.

As mortes de hoje ocorreram em três municípios diferentes: Recife, que teve 22 óbitos em deslizamentos de barreira no Córrego do Jenipapo; no Sítio dos Pintos e em Jardim Monte Verde (onde 20 pessoas morreram); Camaragibe, com seis mortes registradas, e Jaboatão dos Guararapes, com dois óbitos.

📲Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.

De acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), Camaragibe registrou 129 milímetros e o Recife contabilizou 150 milímetros até o início da tarde deste sábado, dia 28.

“Diante da gravidade das chuvas que atingiram a Região Metropolitana do Recife e a Zona da Mata do nosso estado, determinei a antecipação da nomeação de noventa e dois bombeiros militares que se juntarão à força-tarefa já em campo, ajudando os municípios nessa difícil tarefa diante das chuvas. Ao mesmo tempo, solicitei às Forças Armadas o envio de efetivo de equipamentos que possam nos ajudar nesse trabalho que continua. As equipes estão mobilizadas, o comitê de crise está trabalhando e vamos continuar monitorando as chuvas em todo o nosso estado”, afirmou o governador Paulo Câmara, em coletiva no Palácio do Campo das Princesas.

Segundo a Defesa Civil do Recife, foram registradas chuvas que chegaram a 236,01 milímetros em alguns pontos do Recife, o equivalente a mais de 70% do previsto para todo o mês de maio, que é de 328,90 milímetros. A Secretaria de Educação do Recife disse que abriu 14 escolas e creches da rede municipal de ensino para abrigar as famílias desabrigadas em função das chuvas. Em nota, o Corpo de Bombeiros informou que foram registrados diversos pontos de deslizamentos e desabamentos em quatro áreas da região metropolitana.

Chuvas derrubam parte de muro do aeroporto

Parte do muro do Aeroporto Internacional dos Guararapes/Gilberto Freyre, na Zona Sul do Recife, desabou, neste sábado, dia 28, devido às fortes chuvas que atingem a Região Metropolitana e a Zona da Mata. Segundo a Aena, que administra o aeroporto, ninguém ficou ferido e a operação ocorre normalmente.

Por nota, a Aena informou que o aeroporto está funcionando normalmente e orientou os passageiros a checarem horários de voos antes de se deslocarem até o local.

“O muro será refeito assim que possível. Uma cerca provisória está sendo instalada e equipes de vigilância estão no local permanentemente para impedir possíveis acessos não autorizados”, afirma, no comunicado.

De acordo com a Aena, não houve alagamento na pista de voo, mas três posições de estacionamento de aeronaves estão interditadas por acúmulo de água.

“Não houve impacto para as operações, uma vez que os pontos de estacionamento não são todos usados simultaneamente”, diz o texto.

A Aena informou que, por conta das chuvas, alguns passageiros, tripulantes e funcionários das diversas empresas que atuam no local estão com dificuldade de chegar no aeroporto, mas que todos os serviços, inclusive os de alimentação, estão em funcionamento.

Casa desaba

Uma casa desabou, na manhã deste sábado, dia 28, em um rio no município de Macaparana, na Zona da Mata de Pernambuco, durante as fortes chuvas que atingem a região. Vídeo mostra o momento em que a residência caiu, confira:

 

Fonte: G1 e Uol

Você também pode gostar