Notícias de Criciúma e Região

Fibromialgia: município da região cria dia especial em atenção a doença

Uma atenção especial para os pacientes com Fibromialgia é criada no município de Forquilhinha. Com o projeto de lei do vereador petista Celio Elias agora a cidade conta com o dia 12 de maio como o Dia Municipal de Conscientização da Fibromialgia.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui

Os portadores da doença contarão a partir do mês de março com uma carteirinha que ofecere benefícios. Tais como, por exemplo, o tempo de espera em filas de bancos e supermercados. Agora, portadores de fibromialgia de Forquilhinha, poderão usar as filas de necessidades especiais como idosos e deficientes físicos.

“Sabemos que muitos casos de pacientes com a doença podem ficar com depressão e levando até o suicídio. Queremos dar mais atenção a essas pessoas”, comenta o vereador.

Além disso, um grupo multidisciplinar está sendo criado na rede municipal de saúde para atender os pacientes. Ações estão sendo preparadas pela Secretaria de Saúde para o primeiro dia de conscientização sobre a doença.

Sobre a doença

Fibromialgia caracteriza-se por dor crônica que migra por vários pontos do corpo e se manifesta especialmente nos tendões e nas articulações. Trata-se de uma patologia relacionada com o funcionamento do sistema nervoso central e o mecanismo de supressão da dor que atinge, em 90% dos casos, mulheres entre 35 e 50 anos, mas também pode ocorrer em crianças, adolescentes e idosos.

Causas da fibromialgia

A causa específica da doença é desconhecida. Sabe-se, porém, que os níveis de serotonina são mais baixos nos portadores e que desequilíbrios hormonais, tensão e estresse podem estar envolvidos em seu aparecimento.

Sintomas da fibromialgia

  1. Dor generalizada e recidivante;
  2. Fadiga;
  3. Falta de disposição e energia;
  4. Alterações do sono que é pouco reparador;
  5. Síndrome do cólon irritável;
  6. Sensibilidade durante a micção;
  7. Cefaleia;
  8. Distúrbios emocionais e psicológicos.

Tratamento da fibromialgia

O tratamento da enfermidade exige cuidados multidisciplinares. No entanto, têm-se mostrado eficaz para o controle da doença:

  • Uso de analgésicos e antiiflamatórios associados a antidepressivos tricíclicos;
  • Atividade física regular ajuda contra as dores da fibromialgia;
  • Acompanhamento psicológico e emocional;
    Massagens e acupuntura.

Recomendações para quem tem fibromialgia

  • Tome medicamentos que ajudem a combater os sintomas;
  • Evite carregar pesos;
  • Fuja de situações que aumentem o nível de estresse;
  • Elimine tudo o que possa perturbar seu sono como luz, barulho, colchão incômodo, temperatura desagradável;
  • Procure posições confortáveis quando for permanecer sentado por muito tempo;
  • Mantenha um programa regular de exercícios físicos. Pode parecer contra a intuição, mas o movimento regular ajuda a prevenir crises de dor;
  • Considere a possibilidade de buscar ajuda psicológica; muitas vezes, quem tem fibromialgia é desacreditado por parentes e até por profissionais, o que pode abalar a saúde mental e agravar o quadro.
Você também pode gostar