Criciúma: novos gestores municipais são nomeados
Funcionária de carreira, Rubia Bresciani foi nomeada como coordenadora da Central de Serviços Funerário
A Prefeitura de Criciúma possui novos gestores à frente do Fundo Municipal de Saneamento Básico (Funsab), da Gerência de Agricultura e Agronegócios, e da Central de Serviços Funerários. As nomeações foram realizadas nesta quinta-feira (26), na Sala de Atos do Paço Municipal Marcos Rovaris. “As circunstâncias me colocaram aqui hoje. Preciso ter o time certo, cuidado, que são meus amigos e são de minha extrema confiança”, disse na oportunidade, o prefeito em exercício, Ricardo Fabris.
Como coordenadora da Central de Serviços Funerário, foi nomeada a funcionária de carreira do Município de Criciúma, Rubia Bresciani. Natural de Urussanga, é formada em farmácia pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), especialista em residência em Saúde da Família e pós-graduada em prescrição farmacêutica. Atuou por seis anos como farmacêutica na farmácia da Vigilância Epidemiológica e em demandas judiciais do município. Foi gerente de controle, avaliação e auditoria da secretaria municipal de Saúde e diretora executiva no Consórcio Intermunicipal de Saúde Macro Sul.
O engenheiro e empresário da construção civil, Mauro Sônego, foi nomeado como o novo gestor do Funsab. Graduado em Engenharia Civil, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Sônego atuou como engenheiro civil na fiscalização de obras públicas municipais, e secretário de Obras, de 2005 a 2008, e foi presidente da Autarquia de Segurança, Trânsito e Transporte de Criciúma (ASTC), na Prefeitura de Criciúma, de 2010 a 2011. Foi, também, presidente do Sindicato de Construção Civil (Sinduscon), entre os anos de 2019 e 2023.
Loiva Perdoná Cezar assumiu o cargo de gerente de Agricultura e Agronegócio de Criciúma. É natural de Treze de Maio e reside em Criciúma desde 1980. Atua como agricultora e poetiza, com livros já publicados. Possui uma agroindústria familiar em sua propriedade. Foi presidente da cooperativa da agriculta familiar Nosso Fruto e conselheira no Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR). Foi coordenadora do Núcleo Serra Mar e fundou a Feira de Orgânico da Agricultura Familiar de Criciúma, atuante como representante. Foi coordenadora da rede Eco Vida, como representante de Santa Catarina. Fez parte, ainda, do Conselho de Segurança Alimentar (Consea) e da Comissão de Produção Orgânica (Ceporg) do estado.
Novos nomes
Outra mudança que o prefeito em exercício realizará na próxima semana é a nomeação do advogado Robson Gotuzzo, que assumirá uma função estratégica de apoio à gestão. Gozzuto foi auditor-Fiscal da Receita Estadual na SEF/SC, e Gerente Regional da Fazenda Estadual de Criciúma, até abril de 2024. Atualmente, é Conselheiro da Primeira Câmara de Julgamento do Tribunal Administrativo Tributário na Secretaria de Estado da Fazenda.
Dia do Professor como ponto facultativo
Ainda durante o ato, o prefeito em exercício, Ricardo Fabris, assinou o decreto que inclui o dia 15 de outubro, Dia do Professor, como ponto facultativo nas escolas da Rede Municipal de Ensino. O Decreto SG n° 184924 foi inserido ao artigo 1° do Decreto SG/n° 2517/23, que dispõe sobre os feriados para o ano de 2024.
Isenção do IPTU ao Criciúma Esporte Clube
Fabris anunciou, também, que concederá a isenção do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) ao Criciúma Esporte Clube. “O Criciúma hoje tem a sexta maior ocupação do campeonato brasileiro da Série A, é a marca mais forte que nós temos na região de um número simples. Nós vamos fazer esse projeto e enviaremos para Câmara de Vereadores”, finalizou o prefeito em exercício.