Notícias de Criciúma e Região

Exclusivo: Enquanto aguarda isolada exame do coronavírus, paciente fala dos bastidores, do tratamento e diz que Criciúma já tem muitos casos

A equipe do Portal Litoral Sul, entrevistou com exclusividade uma paciente que está isolada na ala reservada do Hospital São José desde ontem, 19. Ela participou de um evento em homenagem ao Dia das Mulheres, no dia 10 de março em Criciúma, começou a sentir os sintomas nodia 17 e, desde ontem, está sozinha no espaço com dez leitos reservados para os testes positivos do coronavírus.

Veja a entrevista.

 

Portal Litoral Sul —Quando você sentiu que precisou procurar ajuda médica?

Paciente — Quando tive febre alta e falta de ar.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui

Portal — O que o médico disse a partir dos sintomas? E por que ficasse em ala isolada no Hospital São José?

Paciente — Estou com vários sintomas. Diarreia, febre, dor de garganta, dor de cabeça, e congestão nasal. Além dos vários sintomas, eu estive numa festa onde tinha pessoas que positivaram.

Portal — Conte mais detalhes desta festa?

Paciente — Foi num evento em comemoração ao Dia das Mulheres no dia 10 de março. Aconteceu em Criciúma e no dia 17 comecei com os sintomas.

Portal — Quando chega o resultado final? Como você está lidando sendo positivo?

Paciente — O resultado chegará em uns cinco dias. Sendo positivo eu ficarei isolada na praia para não passar para os meus familiares. Sendo negativo, vou ficar em casa com a família em quarentena.

Portal — Quais os primeiros procedimentos quando ficasse isolada? Onde você se encontra neste momento?

Paciente — Eu primeiro passei pelo posto de triagem ao lado do São José. Lá medi temperatura, oxigenação e fizeram algumas perguntas. Como eu apresentava muitos sintomas e tive contato direto com pessoas infectadas, me mandaram para o hospital São José com solicitação de hemograma e raio x de tórax. Quando cheguei ao hospital já me levaram direto para o isolamento (onde me encontro). O raio x veio até mim com muita proteção e capas descartáveis. Coletaram sangue e também secreções nasais e da garganta para o exame do covid 19.

Portal — Os profissionais que lhe atendem ficam no isolamento? Quais os cuidados que eles tomam?

Paciente — Ficam em isolamento com um macacão plástico, proteção nos sapatos, máscara, luvas que trocam cada vez que tem contato comigo e capacete.

Portal — Você está tomando algum medicamento?

Paciente — Me deram soro e dipirona.

Portal — Hospital São José está preparado? Como é a estrutura aí?

Paciente — Eu dei entrada pelo SUS e estou impressionada com a estrutura. Tudo muito limpo e organizado. Os médicos e enfermeiros muito cuidadosos e preocupados comigo. Percebo que eles trocam as luvas sempre. Eu tenho um kit só meu, com termômetro e aparelho de pressão. Eles usam somente comigo e colocam em um saquinho plástico que fica ao lado da minha cama. Oque usam comigo, não será usado em outro paciente.

Portal — O que você ouve aí dentro sobre coronavírus? Se comentava algo nos corredores do isolamento?

Paciente — Criciúma já tem muitos casos de coronavírus. Mas infelizmente eles não têm como testar todo mundo que aparece. Só quem apresenta falta de ar ou febre alta. Mas infelizmente já temos transmissão comunitária aqui e as pessoas não estão se dando conta do caos que vai virar. Tem pessoas que os médicos sabem que estão contaminadas, mas não fazem o exame por apresentar só sintomas leve de gripe. Só pedem para a pessoa ficar isolada em casa.

Portal — Na ala onde você está tem quantas camas? E por que só você está aí?

Paciente — Tem dez camas. Eles só trazem para cá quem eles já têm praticamente certeza que está contaminado, para não circular pelo hospital e acabar contaminando outras pessoas.

Portal — As pessoas confirmadas no teste como positivas são orientadas a se isolarem em suas residências?

Paciente — Se apresentarem muita dificuldade respiratória, ficam internadas com respirador. Caso contrário, vão para casa se isolarem.

Portal — Algo que queira acrescentar?

Paciente — Só queria dar os parabéns para a equipe de isolamento do hospital São José e agradecer pelo cuidado que tiveram comigo.

Você também pode gostar