Notícias de Criciúma e Região

Escolas Municipais se preparam para receber 22 mil alunos em Criciúma

Este ano, a Secretaria de Educação contará com o reforço de 142 professores efetivos

As equipes diretivas já preparam as 63 escolas de Criciúma para a volta às aulas de 22 mil alunos matriculados na rede municipal de ensino para este ano.  O retorno ocorre na próxima quarta-feira, dia 15, e até lá tem que se organizar as escolas e preparar a recpeção dos alunos.

“O corpo diretivo da escola já se dirigiram as duas unidades, cada uma responsável pela preparação da recepção dos alunos. Corte de grama, a organização da escola, a limpeza, revisão de todos os equipamentos, ar-condicionado, geladeira, cozinha, abastacimento de gás, tudo. Os professores voltam amanhã e vão passar por treinamentos e formações até o dia 15, quando os alunos se apresentam nas escolas, o grande dia”, explica o secretário de Educação de Criciúma, Celito Cardoso.

Secretário de Educação de Criciúma, Celito Cardoso, explica a preparação para o ano letivo – Foto: Lucas Colombo/Portal Litoral Sul

No vídeo o secretário fala sobre o retorno das aulas e os investimentos na infraestrutura, como no bairro São Defende, onde uma ‘nova’ Escola Municipal Caetano Ronchi está sendo construída e deverá ser entregue este ano. Assista:

 

Rede Municipal conta com reforço de professores efetivos

 

Além da infraestrutura, a Secretaria de Educação retoma as aulas com o reforço de 142 novos professores efetivos na rede municipal. Com isso, são 1,464 professores na sala de aula. Destes, 1.178 são efetivos e 286 serão Admitidos em Cargo Temporário (ACT).

“Faço questão de dizer que é uma vitória e uma expectativa de um salto na qualidade da aprendizagem. Porque nós tínhamos a estratégia da quarentena. O contratado como ACT trabalhava um ano e no outro não podia, retornando no ano seguinte. Isso vinha trazendo um prejuízo para as crianças. ‘Eu estou acostumado com uma professora de matemática, gostava da professora e ano que vem ela não está mais’. Todas as capacitações e valores iam embora”, destaca Celito.

Segundo ele, os ACTs seguirão sendo contratados, mas em um número menor e para projetos específicos. “O ACT continua sendo um profissional necessário, mas não para aquelas atividades de exercício contínuo que é o professor da disciplina, que é o pedagogo na sala de aula”, explica o secretário.

Aulas nos CEIs da Afasc iniciaram nesta segunda-feira

Ambientes decorados, um misto de choro e alegria das crianças e pais com o coração apertado. Assim foi primeiro dia de aula do ano letivo de 2023, nesta segunda-feira, dia 6, nos 40 Centros de Educação Infantil (CEIs) da Afasc. Diretoras, professoras, estagiárias e colaboradores das creches acolheram as seis mil crianças e deram início ao projeto de adaptação “Criando Elos”.

Conforme a coordenadora do Departamento de Educação Infantil (DEI), Andreza Dagostim, o primeiro dia de aula é muito importante na educação infantil, uma vez que significa o primeiro passo em uma nova fase do aprendizado. “O primeiro dia de aula é um rito de passagem que, assim como qualquer outra novidade, especialmente para as crianças, pode trazer a insegurança como companheira. Por isso, preparamos nossas profissionais para promover uma adaptação afetiva com respeito e empatia em relação às crianças. Se elas se sentirem em um ambiente confortável e acolhedor, com certeza a parte pedagógica obterá o sucesso desejado”, destaca.

O projeto de adaptação “Criando Elos”, segue até o dia 31 de março, dando espaço aos projetos semestrais e trimestrais, produzidos de acordo com a necessidade de cada CEI da Afasc.

Você também pode gostar