Notícias de Criciúma e Região

Em noite histórica, Tomada de Laguna encerra as apresentações

Após 18 anos da última apresentação, espetáculo voltou a fazer parte da cultura e do teatro lagunense.

Foram quatro noites de espetáculo. Cerca de 1.800 espectadores por apresentação, num total de 7.200 pessoas e quase 500 artistas e equipe técnica. Esses são os números de uma das edições históricas do espetáculo “A Tomada de Laguna”.

Desde a quarta-feira, 21 até sábado, 24 centenas de pessoas foram prestigiar o evento que não acontecia há quase duas décadas. Além da importância histórica, turística e cultural, a retomada da peça também trouxe impactos significativos para a economia de Laguna. Movimentou os restaurantes, lojas, serviços turísticos e toda a rede hoteleira.

“Reencenar a Tomada de Laguna é para nós motivo de orgulho. Durante cinco anos consecutivos fizemos a peça e sempre avivamos o desejo de voltar com esse espetáculo. Superou todas as nossas expectativas”, celebra o presidente do Instituto Cultural Anita Garibaldi (CulturAnita), Milton Cavalcanti.

Saiba mais

A peça teatral reconstitui as batalhas naval, de cavalaria e infantaria que resultaram na conquista de Laguna pelo italiano Giuseppe Garibaldi em 1839, durante a Revolução Farroupilha. Na época, durante 107 dias, Laguna se transformou na capital da República Juliana ou Catarinense. O espetáculo também retratou a história de amor entre Ana Maria de Jesus Ribeiro “Anita” e Giuseppe Garibaldi.

Você também pode gostar