Notícias de Criciúma e Região

Eclipse solar ocorre hoje e será transmitido ao vivo; entenda

Eclipse parcial do sol que ocorre neste sábado, dia 30, não será visível do Brasil e o Observatório Nacional irá realizar uma live

 

Este ano será marcado por dois eclipses solar. Porém ambos não serão visíveis do Brasil. O primeiro deles ocorre hoje, dia 30, a partir das 15h45 (horário de Brasília). Apesar de não ser visível, o Observatório Nacional (ON) irá fazer uma transmissão ao vivo do eclipse. Serão retransmitidas imagens de canais internacionais e a live contará com astrônomos que irão falar sobre os próximos eclipses.

📲Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.

O primeiro eclipse do ano será visível apenas na parte sul da América do Sul, partes da Antártica e parte sul dos oceanos Pacífico e Atlântico. Somente o extremo sul da América do Sul terá mais de 40% do disco do sol encoberto e com o máximo de 54%. segundo o Observatório.

Um eclipse do Sol ocorre quando  a Lua fica entre o Sol e a Terra projetando uma sombra sobre a Terra. A sombra mais escura, onde toda a luz solar é bloqueada, é chamada umbra. Em torno da umbra se define a sombra mais clara, a penumbra, onde a luz solar é parcialmente bloqueada. Se o observador está na estreita faixa da Terra atingida pela umbra, ele vai ver o eclipse como total. Se está na área atingida pela penumbra, verá como parcial. E nos casos em que não há definição da umbra, como os eclipses solares de 2022, temos somente eclipse parcial.

“Em média, um eclipse total do Sol acontece a cada 18 meses, mas por serem visíveis somente em uma estreita faixa sobre a Terra, parecem muito raros”, afirma a Dra. Josina Nascimento, gestora da Divisão de Comunicação e Popularização da Ciência (DICOP) do Observatório Nacional, unidade de pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (ON/MCTI).

Eclipse lunar em maio será visível do Brasil

Já entre os dias 15 e 16 de maio, um eclipse lunar poderá ser visto por completo do Brasil. A previsão é que ele inicie por volta das 22h30 do dia 15 de maio e termine por volta das 3h40 do dia 16 de maio. Sendo que a lua deverá ficar totalmente coberta pela sombra da terra entre 00h29 e 1h56.  “O eclipse irá acontecer de domingo para segunda-feira. Será um belíssimo eclipse da lua onde poderemos ver do início ao fim”, destaca o participante do Grupo de Astronomia Aglomerado Aberto, Fabio Maximo. “No eclipse do sol, ele é sobreposto pela lua. Quando fala em eclipse da lua, ela é sobreposta pela sombra da terra ou eclipsada pela sombra da terra”, completa.

Segundo ele, existe uma relação entre o eclipse parcial do sol que ocorrerá neste sábado, dia 30, e o eclipse lunar. “Existe sim relação entre os dois eclipses. Na realidade é o momento em que a lua vai estar em oposição e em conjunção com o sol. A órbita dela é um ponto específico que coincide com o plano da órbita da terra em torno do sol. Então tanto de um lado como de outro a lua acaba passando pelos pontos de coincidência. Então você têm esse eclipse com a lua em conjunção com sol e o eclipse lunar no mês que vem, com a lua em oposição ao sol”, explica Maximo.

Veja a transmissão:

Você também pode gostar