O doutor em economia Carlos Braga vai estar naĀ ExpomaisĀ para tratar sobre o futuro do nosso paĆs, que, segundo ele, traz uma colocaĆ§Ć£o insignificante no mercado internacional. āO Brasil permanece entre as economias do G20 como uma das mais fechadas do mundo e a nossa participaĆ§Ć£o no comĆ©rcio internacional Ć© medĆocre, para o tamanho e sofisticaĆ§Ć£o da economia brasileiraā, ressalta.
Dentre os resultados positivos da crise, Braga ressalta o controle da inflaĆ§Ć£o e a queda da taxa de juros. Ā āEsses resultados no Ć¢mbito da polĆtica monetĆ”ria sĆ£o positivos, mas o grande desafio consiste em mantĆŖ-los se o desequilĆbrio fiscal nĆ£o for corrigido. Ā Caso o Brasil consiga manter a inflaĆ§Ć£o sob controle e os juros mais baixos, tais resultados tĆŖm o potencial de revolucionar o mercado financeiro a mĆ©dio prazo, melhorando a alocaĆ§Ć£o de recursos e diminuindo o serviƧo das dĆvidasā, afirmou.
Criatividade para se reinventar e superar crises
ReferĆŖncia internacional quando o assunto Ć© economia criativa, Ana Carla Fonseca Cainha tambĆ©m serĆ” uma das atraƧƵes daĀ Expomais. Nos Ćŗltimos 15 anos, a economista escreveu obras sobre a temĆ”tica, participou da construĆ§Ć£o de projetos para empresas, governos e instituiƧƵes, alĆ©m de participar da publicaĆ§Ć£o do relatĆ³rio da ONU que avalia o impacto da criatividade e da inovaĆ§Ć£o no desenvolvimento dos paĆses.
Segundo Ana, o grande ativo da economia Ć© a criatividade humana. āA gente vem de uma lĆ³gica de economia e sociedade industriais que ainda Ć© muito presente. Quando ouvimos declaraƧƵes de āVocĆŖ Ć© pago para fazer e nĆ£o para pensarā, a gente traz uma lĆ³gica de que as pessoas sĆ£o remuneradas por uma produĆ§Ć£o em uma linha industrial, por hora. Nesta Ć©poca, existia uma diferenƧa entre trabalhar, estudar e se divertir. Mas Ć© preciso reconhecer que o grande ativo da economia Ć© a criatividade humana, e ela nĆ£o se processa por horas trabalhadas, jĆ” que ela flui o tempo todo. Quando isso passa a ser confluente, essas dimensƵes entre o trabalhar, estudar e se divertir, elas levam a criatividade a tomar uma outra percepĆ§Ć£o, contribuindo atĆ© para processos colaborativos de trabalhoā, afirma.
Ana comenta que a economia industrial Ć© centralizada e hierĆ”rquica, jĆ” a criativa trabalha em rede. āAs ideias vĆ£o convergindo e se formando. VocĆŖ passa a perceber o valor de cada um individualmente para a resoluĆ§Ć£o dos problemas da sociedade, e como a soma desses valores contribuem para a resoluĆ§Ć£o efetiva de problemas macro e estruturais que antes nĆ³s nĆ£o conseguiamos encontrarā.
AĀ Expomais
VivĆŖncias com uso de tecnologias, bate-papos, trocas de conhecimento, apresentaƧƵes de cases, painĆ©is e labs, alĆ©m de um time de palestrantes incrĆveis irĆ£o proporcionar um deleite para o pĆŗblico Ć”vido por conhecimentos relacionados Ć s Ć”reas de marketing, administraĆ§Ć£o, inovaĆ§Ć£o e sinergia. O evento promete ampliar a percepĆ§Ć£o de seus participantes, por meio de temas convergentes, focados nas tendĆŖncias do mercado.
Os interessados em garantir seus ingressos jĆ” podem entrar noĀ expomais.com, e encontrar a sua melhor forma de participaĆ§Ć£o. O evento ocorre nos dias 17 e 18 de outubro, em diversos espaƧos da Acic (AssociaĆ§Ć£o Empresarial de CriciĆŗma).
Saiba mais
AĀ ExpomaisĀ Ć© uma cocriaĆ§Ć£o entre entidades empresariais e instituiƧƵes educacionais aliadas ao desafio de proporcionar momentos Ćŗnicos de conhecimento, que navegam entre os conteĆŗdos apresentados pelos seus palestrantes. SĆ£o elas: ACIC, CDL de CriciĆŗma, Esucri, IFSC, Satc, Sebrae, Senac, Senai e Unesc.
Ingressos e programaĆ§Ć£o
expomais.com
MĆdias sociais oficiais
facebook.com/ExpoMaisSul
instagram.com/expomais