Notícias de Criciúma e Região

Diocese de Criciúma cria paróquia dedicada à Nossa Senhora Auxiliadora

Criciúma passa a contar com 11 paróquias

Dedicada à Nossa Senhora Auxiliadora, a mais nova paróquia da Diocese de Criciúma foi instalada na manhã desse domingo, dia 18, no bairro Mina do Mato, em Criciúma. A Missa Solene de instalação e a posse do primeiro pároco, padre Thiago De Moliner Eufrásio, e do vigário, Padre Rafael Chaves de Lima, foi presidida pelo Bispo, Dom Jacinto Inacio Flach, e concelebrada por outros padres da cidade.

Desmembrada das paróquias São José e Santa Bárbara, é a paróquia de número 43 do território diocesano, a 11ª da cidade. A Igreja Matriz está situada à Rua Luiz Pizzetti, número 235, esquina com a Rua Estevam Pierini. Além da Matriz, sete comunidades compõem a nova área pastoral: Nossa Senhora Aparecida (Naspolini), Santa Catarina (Santa Catarina), Nossa Senhora da Imaculada Conceição (Mina do Toco), Nossa Senhora de Lourdes (Monte Negro), São Francisco de Assis (Lote Seis), São João Batista (Mina Brasil) e São Simão Apóstolo (São Simão).

Maior proximidade e evangelização

Dom Jacinto acolheu os membros do clero, paroquianos, autoridades civis e os fiéis de várias comunidades e cidades que vieram participar e rezar pelo início da missão dos padres Thiago e Rafael. Em sua homilia, o Bispo recordou as 15 paróquias que já foram criadas desde o início do seu bispado e que o apoio do povo é fundamental para a vida da Igreja. “Nós estamos começando a escrever essa história com o objetivo principal de evangelizar, permitindo que os padres fiquem ainda mais próximos do povo, acolhendo as suas necessidades e levando a Palavra de Deus. É uma necessidade na vida da Igreja estar, cada vez mais, presente no cotidiano das pessoas, e felizes são aqueles que estão com o coração aberto para Jesus Cristo”.

Rito de posse

Logo no início da celebração, Padre Wilson Buss, pároco da Paróquia Santa Bárbara, fez a leitura do decreto de criação da nova paróquia, em seguida, Padre Ludgero Antônio Feldhaus, fez a leitura da provisão do primeiro pároco e do vigário. Padre Thiago fez a profissão de fé e o juramento de fidelidade. Após a homilia, foi concluído o rito de posse com a entrega das chaves, do óleo do Sacramento do Batismo e da estola sacerdotal.

Agradecimentos

Ao final da celebração, os padres Thiago e Rafael agradeceram aos colegas de sacerdócio, fiéis e autoridades, pelo empenho e dedicação que permitiram o início da missão e dos trabalhos pastorais. “Hoje é um dia histórico para a nossa diocese, a instalação de uma paróquia nos mostra o vigor e a dinâmica da fé dada ao Povo de Deus a qual fizemos parte pelo Batismo que recebemos e cultivamos. Nas dificuldades do tempo presente, avançaremos e conheceremos nossas fragilidades, mas também, potencialidades, dons e carismas, que o Senhor, por meio da sua misericórdia, confiou a cada um de nós”.

Você também pode gostar