NotĆ­cias de CriciĆŗma e RegiĆ£o

Dia Mundial da ConscientizaĆ§Ć£o do Autismo: entenda melhor esse transtorno

Data foi instituĆ­da no dia 2 de abril pela ONU

Em 2007, o dia 2 de abril foi instituĆ­do pela ONU como Dia Mundial de ConscientizaĆ§Ć£o do Autismo. A ideia Ć© que as pessoas compreendam a importĆ¢ncia de se solidarizar pela causa, porque autismo nĆ£o afeta apenas a crianƧa e sua famĆ­lia, mas toda a sociedade. Afinal, a inclusĆ£o vai muito alĆ©m de dar acesso Ć  educaĆ§Ć£o e saĆŗde: Ć© preciso fazer com que a crianƧa se sinta Ć  vontade e verdadeiramente integrada Ć s atividades de lazer e sociais.

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) cresceu significativamente nas Ćŗltimas dĆ©cadas, segundo pesquisa do Centro de Controle e PrevenĆ§Ć£o de DoenƧas (CDC) de 2023, hoje, a cada 36 crianƧas, uma tem o diagnĆ³stico. Ainda visto como algo novo, o maior questionamento sobre o transtorno Ć© em relaĆ§Ć£o as causas. Estudos dĆ£o contam que pode ser causado, principalmente, por fatores genĆ©ticos e ambientais.

A fisioterapeuta da AssociaĆ§Ć£o de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Forquilhinha, Fernanda Pasini Berkenbrock, informa que a alteraĆ§Ć£o genĆ©tica existe, mas os estudos ainda nĆ£o descobriram exatamente o que causa e quais genes sĆ£o afetados. Ainda segundo ela, diversas pesquisas sĆ£o realizadas e a etiologia do transtorno ainda Ć© um grande desafio para a ciĆŖncia. ā€œDe 97 a 99% Ć© causa genĆ©tica. NĆ£o Ć© apenas herdado dos pais, mas tambĆ©m por fatores ambientais, como poluiĆ§Ć£o, agrotĆ³xicos, idade avanƧada dos pais, infecƧƵes e medicamentos usados durante a gestaĆ§Ć£o. Isso tudo gera alteraƧƵes do geneā€, destaca a especialista.

Dificuldade de comunicaĆ§Ć£o Ć© um dos sintomas mais comuns

Considerado um transtorno de neurodesenvolvimento o TEA tem como um dos comprometimentos, as habilidades de comunicaĆ§Ć£o. ā€œA chamada ecolalia pode surgir, trata-se de um distĆŗrbio do desenvolvimento da fala, bastante comum em pessoas com autismoā€, comenta a fonoaudiĆ³loga da Apae de Forquilhinha, NatĆ”lia do Carmo Ferreira.

A pedagoga especializada em educaĆ§Ć£o especial da Apae de Forquilhinha, Almerinda Cristina da Luz Dias, informa que nos primeiros meses os sintomas jĆ” aparecem. E cita como exemplo, um bebĆŖ com pouca expressĆ£o facial, sem contato visual com os pais, que nĆ£o sorri, nĆ£o balbucia palavras, nem imita gestos ou nĆ£o responde quando chamado. ā€œNesses casos, Ć© importante restringir o uso de tecnologia e enfatizar o estĆ­mulo com texturas, cores, nĆŗmeros e entre outrosā€, orienta. Ainda conforme ela, Ć© importante identificar essas caracterĆ­sticas precocemente e nĆ£o existir resistĆŖncia por parte dos pais. ā€œĆ‰ preciso ficar em alerta e buscar ajudaā€, completa.

A dificuldade de interaĆ§Ć£o social e a presenƧa de comportamentos repetitivos ou estereotipias, que consiste em movimentos recorrentes com o corpo, sĆ£o outros sintomas comuns. ā€œSendo que, cada autista Ć© de um modo e apresenta sintomas diferentes. ā€œPor isso que nĆ³s chamamos de espectro, porque cada crianƧa Ć© peculiar, cada uma tem o seu jeitinho de serā€, analisa a pedagoga, Almerinda.

TEA Ć© classificado em graus: do leve ao grave

Hoje, o TEA Ć© classificado em graus: do leve ao grave e estĆ£o ligados Ć  funcionalidade e ao quanto o autista Ć© independente. ā€œNos primeiros anos de vida, toda crianƧa Ć© dependente de um adulto, mas a estimulaĆ§Ć£o vem para buscar esta independĆŖncia. Por isso, a importĆ¢ncia da estimulaĆ§Ć£o iniciar o quanto antes, para que o grau de comprometimento da crianƧa com TEA seja o mais leve possĆ­vel, considera a pedagoga.

Apae estimula a crianƧa em todas as Ɣreas

Na AssociaĆ§Ć£o de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Forquilhinha sĆ£o atendidos 57 autistas, que sĆ£o acompanhados desde o diagnĆ³stico e oferece serviƧos como fisioterapia, fonoaudiĆ³loga e estimulaĆ§Ć£o precoce. Conforme a fisioterapeuta, a primeira etapa ao receber alguĆ©m com suspeita de autismo Ć© passar por uma triagem, mas segundo ela, nem sempre hĆ” um diagnĆ³stico, em alguns casos os pais ou professores observam algum atraso no desenvolvimento.

ā€œInicialmente, a crianƧa passa pela avaliaĆ§Ć£o com a fonoaudiĆ³loga, psicĆ³loga e fisioterapeuta. Se ela apresentar atraso no desenvolvimento, passa a frequentar a instituiĆ§Ć£o. Fique atento aos sinais e procure ajuda de um especialista. Vale ressaltar que a estimulaĆ§Ć£o Ć© importante para o desenvolvimento de todas as crianƧas, mesmo as que nĆ£o possuem traƧos do espectroā€, alerta Fernanda.

 

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