Dia do Trabalhador: valorização passa pela escuta e reconhecimento
Neste domingo comemoramos o Dia do Trabalhador. E o clichê nunca foi tão atual: uma empresa é feita de pessoas, então, nada mais natural que valorizar quem faz diariamente a empresa funcionar. O que parece óbvio é uma realidade distante para muitas organizações que ainda não entenderam que o 1º de Maio é muito mais que um feriado: é um momento para reavaliar as ações que são feitas em prol dos profissionais contratados.
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Dados do Great Place to Work (GPTW)*, consultoria global que apoia organizações a obter melhores resultados por meio de uma cultura de confiança, alto desempenho e inovação, apontam a falta de alinhamento entre cultura e clima organizacional como um dos principais motivadores para os pedidos de demissão. E a comunicação é apontada por especialistas como uma ferramenta estratégica para fortalecer a cultura e melhorar o clima no ambiente de trabalho. Em pesquisa** realizada recentemente com profissionais da área de Recursos Humanos para entender os principais desafios enfrentados pelas empresas em 2021, os três mais citados foram:
- Adoção de novas políticas de trabalho (59%)
- Comunicação interna (49,2%)
- Desenvolvimento de lideranças (39,8%).
Há alguns anos a Alfa Comunicação e Conteúdo vem assessorando empresas que procuram entender como está a comunicação entre os colaboradores e o quanto isso significa para os resultados esperados e obtidos. Geralmente, esse trabalho começa com uma pesquisa e levantamento das ações já realizadas, além claro, de entender os objetivos da empresa e avaliar como a cultura e os valores são enxergados pelos funcionários. Na maioria dos diagnósticos realizados, algumas questões sempre estão presentes, indiferentemente do tamanho ou área de atuação da empresa. Entre elas, o fato de que os colaboradores preferem que as informações sejam repassadas pelos líderes diretamente, por exemplo.
As outras necessidades apontadas nos diagnósticos feitos em empresas da região mostram a valorização da comunicação interpessoal; o preocupante fato de que os líderes não se enxergam como canais de comunicação; os trabalhadores desejam saber sobre as expectativas de crescimento da empresa e o mais importante: eles desejam feedback, reconhecimento e entender como podem crescer dentro da empresa.
Tanto os dados em maior escala do GPTW quanto os obtidos com empresas da região, apontam a comunicação como essencial para informar, motivar, valorizar e reter os talentos. Os gestores que não estiverem preparados para ouvir seus funcionários, entender suas necessidades e utilizar a comunicação como ferramenta estratégica em seus processos internos, terão muita dificuldade em manter suas equipes. Colaborador que é respeitado, visto, ouvido e valorizado, produz muito mais e melhor em uma realidade em que não há perdas, somente ganhos para os envolvidos.
Fontes de Pesquisa:
*https://gptw.com.br/conteudo/artigos/funcionarios-saindo/