Notícias de Criciúma e Região

Dia da Família na Escola: Cultura da paz norteou evento na Escola Sesi, em Criciúma

Atividades aconteceram na manhã deste sábado, dia 20

A Escola SESI de Criciúma realizou neste sábado, dia 20, o “Dia da Família na Escola”. Com programação simultânea em todas as escolas da rede SESI e SENAI em Santa Catarina, a data marca a importância da participação da família na vida escolar dos estudantes. Diversas atividades marcaram a manhã de integração, onde pais e alunos puderam explorar vivências, brincadeiras, atividades e jogos que abordavam a cooperação, responsabilidade, empatia, diálogo dentre outros valores essenciais para cultivar a paz, que foi o tema escolhido pelo Escola SESI de Criciúma na edição desse ano.

A Gerente Executiva no SESI/SENAI, Graziela da Silva Branco comenta sobre a importância desse dia para os alunos e para a escola. “A participação efetiva da família na escola faz toda a diferença na jornada educacional em qualquer idade do estudante, é preciso apoio, parceria, empatia. O tema deste ano é fantástico, falar sobre a paz e promover um dia leve, de brincadeiras, integração e muita criatividade, reflete muito bem o nosso ambiente da escola SESI que acolhe com responsabilidade e muito amor toda a comunidade escolar, para que seja aqui um espaço que remeta à segunda casa de nossas crianças e jovens”, comenta Graziela.

Já Fabiana Martinello Paez, Coordenadora Pedagógica e de Qualidade Educacional, conta um pouco sobre o tema escolhido pela escola e as atividades preparadas com muito carinho. “Hoje, estamos oferecendo as famílias a oportunidade de estarem refletindo sobre uma temática muito importante na nossa sociedade: a cultura de paz na escola. Deste modo, por meio de diversas linguagens, preparamos experiências, vivências, jogos, brincadeiras, peça teatral, musical e contação de história que trazem como fio condutor valores como empatia, respeito, diálogo, cooperação e amor ao próximo. São diversas opções para as famílias brincarem e se divertirem, mas, especialmente refletirem juntos sobre estes valores tão importantes, que possam ser cultivados na família, transcendendo para escola e também na relação escola e família, unindo laços e fortalecendo uma cultura de paz, construindo uma sociedade mais justa e inclusiva. ”

E os pais realmente aproveitaram a oportunidade para se conectarem também com suas próprias crianças interiores, brincando com massinha de modelar ao lado dos filhos, montando estruturas de Lego, jogando bola e relembrando a importância de valorizar esses momentos.

Giovani Gardin é pai do Erick, que está no quinto ano, e comenta sobre a experiência desse encontro. “É um dia importante de integração escola/família, né? Para a gente entender o ambiente, entender o convívio das pessoas aqui. Acho que é essencial participar desse momento da escola junto com o nosso filho, viver as experiências. A gente está se divertindo e gostando bastante!”, enfatiza.

Você também pode gostar