Notícias de Criciúma e Região

De geração em geração: AgroPonte une famílias e o agronegócio

Além de negócios, feira reúne também inúmeras histórias e gerações

Uma feira que reúne agronegócio, agricultura familiar, indústrias, tecnologia e muitas famílias. Com ambiente de 30 mil metros quadrados e 280 expositores, a 12ª edição da AgroPonte une milhares de histórias e gerações. O evento acontece no Pavilhão de Exposições José Ijair Conti, em Criciúma, até o próximo domingo, dia 20.

João Artur, de 4 anos, é morador do bairro Mina do Mato, em Criciúma. Ele e sua família visitaram a AgroPonte nesta quinta-feira, dia 17. O amor pela feira passa de geração em geração em sua família. “Minha mãe Solange sempre nos trouxe. Desde a primeira edição acompanhamos a feira e viemos com os primos e toda a família. O João vem desde que estava na minha barriga. Não falhamos um ano. É um momento maravilhoso de aproximação com os animais e de conhecer a tecnologia”, comenta a mãe de João, Silvia Monteiro Clemente.

Já Solange Monteiro, de 55 anos, também é apaixonada pela AgroPonte. “Venho na feira desde a primeira edição. Sou fã e convido todos os amigos e vizinhos. Sempre trouxe meus filhos e agora trago meu neto João. Sou criada em roça e vir na feira me traz lembranças da infância. Hoje, meu marido também tem caminhão, então, gostamos de vir e ver as novidades”, ressalta.

Solange conta que vem todos os dias do evento. “Sempre visitamos todos os dias, pois viemos com calma e passeamos por tudo. É uma tradição da família visitar a AgroPonte. A parte dos animais é a que mais chama atenção do meu João, mas também gosto de ver as máquinas agrícolas”, conta.

O amor pela agricultura familiar

O estande das marcas Bananitta e Frutto Della Terra esteve recheado de emoção na AgroPonte. Além de lançar produtos, os proprietários também estiveram reunidos em quatro gerações. Jefferson Castanhetti Dagostim é proprietário da empresa e presidente da Cooperativa Nosso Fruto.

“Recebemos a visita do avô do Jefferson, Abel Guizzo Dagostim, de 98 anos. Ele sempre trabalhou com bananas e depois veio seu João, pai do Jefferson e agora meus filhos também atuam com a agricultura familiar”, conta Daniela Votri Dagostim, esposa de Jefferson.

Hoje, toda a família está ligada com a agricultura familiar. “Atuamos com banana e temos diversos produtos envolvendo a banana, e ainda lançamos na AgroPonte neste ano os chips de banana verde com sabor cebola e salsa e também o produto banana passas com cobertura de chocolate”, detalha Daniela.

Localizada no bairro Dagostim, em Criciúma, a empresa Bananitta é composta por Jefferson, Daniela e seus filhos João Pedro e Luiz Gustavo. Além deles, os sócios Alexandre e Marielle.

“A AgroPonte sempre foi uma vitrine para nós. Participamos há quatro edições e temos a empresa há sete anos. É um momento especial e estamos muito felizes por poder expor nossos produtos e unir gerações na feira”, comenta Daniela.

De família para famílias

A organização da AgroPonte é realizada pela empresa NossaCasa Feiras & Eventos, criada por Willi Backes e que tem seus filhos Guilherme e Jaqueline também atuando na organização da feira.

“Nós somos uma família que realiza feiras para outras famílias. É um momento especial e unir gerações é a nossa meta. Estamos há décadas realizando a AgroPonte com o objetivo de reunir agronegócio, agricultura familiar, indústrias e tecnologia e esses setores também são conhecidos por empresas familiares”, observa Jaqueline. “Trabalhar em família é especial, pois estamos sempre ao lado dos nossos pais e também temos o Luiz Felipe Zanette, que é como se fosse da família. Nos unimos e trabalhamos com naturalidade no dia a dia”, finaliza.

As famílias que quiserem participar da AgroPonte podem adquirir ingressos no local da feira. As entradas custam R$ 10. Além disso, crianças menores de 12 anos de idade devem estar acompanhadas dos responsáveis e não pagam ingresso.

Horários de visitação da AgroPonte

Sábado (19/08): 10 às 22 horas
Domingo (20/08): 10 às 18 horas

 

Você também pode gostar