Notícias de Criciúma e Região

Da área da Tecnologia à Câmara dos Deputados, conheça a trajetória de Geovânia de Sá

Vereadora mais votada da história de Criciúma, Geovânia de Sá conta a trajetória dela dentro da política e não descarta uma candidatura a prefeita de Criciúma

Quando faltavam três meses para completar 20 anos de atuação em um grupo empresarial, Geovânia de Sá (PSDB) recebeu um convite que iria mudar a vida dela. O convite para ser secretária de Assistência Social da Prefeitura de Criciúma no primeiro mandato do, então, eleito prefeito, Clésio Salvaro. Em 2009 ela assumiu o desafio e já se deparou com uma enchente.

“Foram três dias, tirava as pessoas de dentro do alagamento, chocante, mas foi um grande aprendizado de vida. Eu assumi e no outro dia ia começar, não sabia nem onde ia sentar, onde ia ficar. Mas foi uma secretaria que me apaixonei, uma experiência incrível”, comenta ela.

Antes de assumir e iniciar na política, Geovânia atuava na área de tecnologia da informação. Ela desenvolvia sistemas na empresa que iniciou aos 16 anos. Do T.I. veio a especialização em Gestão de Pessoas e a mudança de área dentro da empresa. “Sempre fui da área da informática, eu desenvolvia sistemas, analisava os sistemas para poder desenvolvê-los na área financeira e gestão de pessoas”, conta ela. “Após minha especialização em Gestão de Pessoas, fui convidada a montar toda a estratégia de gestão do grupo que com todas as empresas somavam cerca de 2 mil trabalhadores. Capacitação, planos de cargos e salários e aí aceitei, mudei de área e me apaixonei”, conta Geovânia.

Da secretaria de Assistência Social, veio o convite para ser candidata a vereadora. Sendo eleita com a maior votação da história da Câmara de Vereadores com 5.767 votos em 2012. Após a eleição, em 2013, aceitou o convite e assumiu a secretaria de Saúde de Criciúma. Da Saúde, foi candidata a Deputada Federal e se elegeu em 2014. Em 2018, se reelegeu. Nos dois mandatos foi eleita para a mesa diretora da câmara. Já na última eleição em 2022 ficou como 1ª suplente, tendo assumido o cargo após a titular, Carmen Zanotto, ter assumido a Secretaria de Estado da Saúde.

Geovânia é administradora de empresas, pós-graduada em Administração Estratégica de Pessoas, possui MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas e especialização no Programa de Liderança Executiva em Desenvolvimento na Primeira Infância pela Universidade de Harvard nos EUA.

Quanto a eleição do próximo ano, ela não descarta a possibilidade de se candidatar a prefeita de Criciúma. “Quem o partido colocar eu vou respeitar”, comenta. “Quem não quer ser prefeito da sua cidade? Quem sabe? Se vier esse desafio estarei a disposição”, finaliza a deputada federal.

Quer saber mais sobre o que pensa e a história de Geovânia?

Escute o podcast:

 

Você também pode gostar