Notícias de Criciúma e Região

Curso de Odontologia da Unesc inicia a 11ª edição da Jornada Acadêmica

Abertura ocorreu na manhã desta segunda-feira (22/05). Evento segue até sexta-feira, dia 26, no campus

Estudantes, professores e egressos de Odontologia da Unesc iniciaram nesta segunda-feira (22/05), a 11ª edição da Jornada Acadêmica do curso. O evento, que segue até sexta-feira (26/05), busca ampliar o conhecimento dos estudantes por meio de diálogos com profissionais da área, especialistas e pesquisadores.

O primeiro a proferir palestra foi o doutor e mestre em Dentística, pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), professor do curso de pós-graduação pela São Leopoldo Mandic, de São Paulo, e professor da Curaprox Academy, Ricardo Amore.  A coordenadora do curso, Morgana Francisco Machado Guzzatti, salientou, durante a abertura, que o dia é especial e o mais esperado do ano. “É uma troca de experiências e interação entre as fases. O curso não é somente conhecimento teórico e científico, ele também necessita de infraestrutura, de reforço técnico, de logística, e isso só é possível graças ao carinho, atenção e pela visão que a Instituição possui, o que faz o nosso curso ser referência, com uma estrutura acolhedora e viável para tornar os acadêmicos de hoje os melhores cirurgiões dentistas no futuro”, comentou.

Até sexta-feira, a Jornada de Odontologia terá palestras no período pela manhã e à noite, inclusive ocorrendo também na sede da Associação Empresarial de Criciúma (Acic). “A jornada é sempre planejada com muito carinho, então aproveitem para ter esta visão diferenciada da formação, pois a jornada é um momento para reflexão. A reitoria sempre ouve as nossas demandas que não são poucas, pois é um curso complexo”, salienta o coordenador adjunto, Renan Antonio Ceretta.

A pró-reitora de Ensino da Unesc, Graziela Amboni, lembrou que a Unesc possui professores e profissionais de qualidade. “A técnica pode ser conhecida por muitos, mas olhar para o outro de maneira diferente, sabendo que quem está sendo atendido é um ser humano que sofre, é fundamental. O curso de Odontologia da Unesc é diferenciado e muito disso é por causa dos professores que se dedicam em formar profissionais de excelência. É agora que vocês se transformam e deixam as suas marcas entre os colegas, os professores, a gestão. Não deixem para depois”, enfatizou.

Excelência

A excelência do curso foi enfatizada pela pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação, Extensão e Inovação, Gisele Coelho Lopes. “Fazer a gestão de um curso como Odontologia exige disposição, coragem e muita vontade para que a excelência aconteça. A Odontologia da Unesc possui gestores responsáveis pela formação dos nossos acadêmicos; o corpo docente se preocupa com as novas tecnologias, com o processo de ensino-aprendizagem; representam diferentes experiências que são retratadas na formação profissional dos nossos estudantes e fazem com que este curso tenha esta excelência”, citou.

 

 

O presidente do Centro Acadêmico (C.A.) de Odontologia, Jhonatan Biava, enfatizou a importância da participação dos colegas. “É um momento que conseguimos ter um maior conhecimento da Odontologia que às vezes não vimos durante o curso. São conteúdos abordados de uma forma diferente que irão diferenciar vocês na profissão”, disse.

Integrante do corpo docente do curso, a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Fernanda Sônego, fez questão de participar da abertura da 11ª Jornada Acadêmica, momento em que aproveitou para destacar a importância da atuação dos profissionais na saúde coletiva. “Estamos no caminho certo, com um curso que possui uma base fortalecida da saúde coletiva. Os nossos profissionais estarão nos municípios atendendo a população nas unidades básicas de saúde, temos por obrigação fazer a diferença na vida das pessoas, pois elas precisam do nosso conhecimento, da nossa competência e da nossa empatia”, salientou. “A Unesc é uma Universidade Comunitária que faz a diferença e este espaço que os acadêmicos ocupam na Jornada também é diferente, pois têm pessoas qualificadas que trarão novos conhecimentos, estão se integrando cada vez mais em uma Instituição que propicia o melhor do ensino com equipamentos de ponta que não vimos outras universidades do país, além de Ensino, Pesquisa e Extensão e qualidade”, concluiu.

Convite especial

Durante a abertura do evento, Gisele aproveitou para convidar os acadêmicos do curso de Odontologia para falar do Unesc Connect, Hub de Inovação da Unesc, além de convidá-los para participar do Unesc Challenge, que ocorre neste fim de semana (27 e 28/05). As inscrições ocorrem até quarta-feira (24/05). “Muitas vezes acreditamos que a nossa formação é somente em sala de aula, mas a Unesc possui projetos de Extensão, de Pesquisa e de Inovação, como o Unesc Challenge. Teremos 11 equipes com cinco alunos e um mentor, que participarão de uma imersão para promover novas soluções, neste caso, o desafio será smart campus, ou seja, os participantes deverão ter ideias que contribuam para termos um espaço da Unesc mais inteligente. E gostaríamos muito de ter a participação dos acadêmicos do curso de Odontologia nesta iniciativa”, enfatiza.

O que dizem os autores sobre a 11ª Jornada Acadêmica de Odontologia:

Presidente da ABO Regional Criciúma e representante da Academia Catarinense de Odontologia, Wanderlei Jorge: “Contamos com a presença de muitos profissionais e principalmente de acadêmicos na ABO, pois são eles que serão os membros desta diretoria no futuro e manterão a associação a um patamar que sempre esteve. O órgão sempre promove palestras e o incentivo aos profissionais. É muito importante para os acadêmicos participar desta jornada para que aprendam ainda mais sobre a profissão”.

Responsável técnico da Saúde Bucal da Secretaria de Saúde de Criciúma e egresso da Unesc, Christian Serpa: “Nos inspiramos em nossos mestres e pensamos que a Unesc não tem somente uma ótima infraestrutura, mas também um corpo docente incrível. Estar aqui hoje representando o município é muito bom. Somos parceiros desde a pandemia, pois a Unesc nos ajudou neste período com a sala de situação, entre tantas outras coisas. Acredito que nenhuma Universidade do país tem o que a Unesc possui”.

Você também pode gostar