Notícias de Criciúma e Região

Criciumenses devem gastar R$ 218 com presentes de Dia das Crianças, aponta Fecomércio

Intenção de compra para o Dia das Crianças no estado é a maior da história

Os moradores de Criciúma devem gastar, em média, R$ 218,01 nas compras para o Dia das Crianças. O número é da pesquisa Intenção de Compras do Dia das Crianças 2023, feita pela Fecomércio. A pesquisa avaliou sete grandes cidades catarinenses e, segundo o levantamento, Criciúma tem a terceira menor intenção de gastos, ficando a frente apenas de Lages (R$ 210,23) e Joinville (RS 151,30). 

A maior intenção de gastos é da cidade de Blumenau onde os entrevistados afirmaram que devem gastar, em média, R$ 325,50.

Ainda segundo a pesquisa, o ticket médio de Santa Catarina para este Dia das Crianças será de R$ 246,54, tendo um acréscimo nominal de 4,4% diante do ano anterior. 

Embora o dado seja o maior da história em termos nominais, em termos reais, considerando a inflação acumulada nos últimos 12 meses, houve ligeiro declínio de -0,2% frente à intenção de gasto de 2022. 

Cálculos da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) preveem que cerca de R$ 470 milhões de reais deve ser movimentados para o próximo Dia das Crianças. E, é importante lembrar que, em termos de volume de vendas, o Dia das Crianças é considerado o terceiro evento mais relevante do calendário do varejo nacional, ficando atrás apenas do Natal e do Dia das Mães.

Perfil do Consumidor

A pesquisa também questiona os entrevistados sobre a situação financeira atual. Segundo os dados levantados, a maioria dos entrevistados indicou ter situação financeira equivalente a do ano anterior, atingindo 45,2% dos entrevistados.

O segundo maior grupo, 40,4%, afirmou que está em situação melhor do que em 2022. E apenas 14,0% relataram que estão em situação pior.

Importante notar que os três percentuais são recordes. O percentual de em melhor situação e em igual situação nunca estiveram tão altos, enquanto o de pior nunca esteve tão baixo. Em conjunto, isto sugere que o consumidor vem mais confiante para data.

Você também pode gostar