Notícias de Criciúma e Região

Criciúma: transplantes renais pelo SUS devem iniciar em março

Os pacientes de Criciúma e região que precisam de um transplante renal poderão fazer o procedimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) a partir de março, no Hospital São José. Na tarde dessa quarta-feira (30), uma reunião que contou com a presença de representantes da unidade hospitalar, Governo Municipal e SC Transplantes definiu os detalhes para o início dos procedimentos.

O cronograma estabelecido prevê que sejam abertas as consultas nos ambulatórios para transplante, a partir daí, forma-se a fila de espera. Os procedimentos serão definidos pelo hospital, de acordo com a disponibilidade e compatibilidade do órgão.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Francielle Gava, por parte do município, restam poucas definições. “Precisamos apenas definir como se dará o repasse do Ministério da Saúde e abrir a agenda no Sistema de Regulação (Sisreg) para agendamentos de procedimentos conforme a disponibilidade do hospital”, salienta.

Criciúma tem aproximadamente 240 pacientes que realizam hemodiálise nas três clínicas renais do município. A estimativa é de que cerca de um terço deles estejam aptos ao transplante.

Você também pode gostar