Notícias de Criciúma e Região

Criciúma terá jardim botânico e foguete como pontos turísticos; vídeo

Empreendimentos foram divulgados durante o lançamento do Plano Municipal de Turismo

Criciúma terá seu primeiro jardim botânico, com borboletário, além disso, um espaço no Parque Astronômico Albert Einstein, onde será instalado um foguete, uma sonda espacial e um míssil. Os novos empreendimentos que estarão abertos para visitação pública foram divulgados pelo prefeito de Clésio Salvaro, durante o lançamento do Plano Municipal de Turismo, na tarde desta quarta-feira, 5, no Salão Ouro Negro, no Paço Municipal Marcos Rovaris.

Conforme o prefeito, a inauguração do espaço onde será instalado o foguete está prevista para 4 de novembro deste ano. “É quando a cidade comemora 98 anos de emancipação-política administrativa”, disse ele. Já a instalação do jardim botânico e do borboletário será no espaço onde está sendo construído nos “pés” do mirante, no Morro Cechinel. “O projeto está sendo feito em parceria com a Unesc. Em 60 dias iremos licitar uma parte e a obra será feita a todo vapor com recursos do Fonplata”, informou o prefeito.

Tornar Criciúma uma cidade turística

Um diagnóstico dos aspectos econômicos gerados a partir dos equipamentos relacionados a atividade turística na região carbonífera elencando os pontos que podem ser aprimorados, pensando o hoje e daqui dez anos. Desta forma durante um ano foi desenvolvido o Plano Municipal de Turismo de Criciúma (PMT). “Ele orienta sobre quais as ações e o foco do município em relação ao segmento, que tipo de turismo Criciúma deve seguir e quais áreas temos de atuação. O Plano destaca como Criciúma se alinhou para estar nos destinos mais inteligentes de turismo”, destaca o presidente da FCC, Joster Favero.

A presidente do Conselho Municipal de Turismo, Jaqueline Backes, destaca que é importante que a população conheça a sua cidade. “Temos muita estrutura aqui na cidade que muita gente ainda não conhece. Como falar de turismo, vender Criciúma turística, se o morador não conhece. Um dos objetivos do Plano Municipal é isso, que o morador conheça sua própria cidade. Criciúma tem muita qualidade”, destaca Jaqueline.

“O Plano Municipal de Turismo vem para ampliar o nosso desempenho econômico voltado para os nossos pontos turísticos. O objetivo é melhorar cada vez mais esse setor, trazendo espaços com mais qualidade para os visitantes”, aposta Salvaro.

Hélio Dagnoni é presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio-SC) e esteve no lançamento do Plano Municipal de Turismo de Criciúma (PMT). Para ele, Criciúma está dando um grande “start” no turismo do Sul do estado. “E estamos trazendo todo o nosso apoio junto à região, pois temos certeza de que o petróleo do futuro é o turismo. Com isso, precisamos preparar muito bem os profissionais, pois o turista gosta de conforto e de ser bem atendido, e é isso que queremos para o Sul e para Criciúma”, disse ele.

O documento foi elaborado pela Fundação Cultural de Criciúma (FCC), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Conselho Municipal de Turismo, com a participação do poder público e sociedade civil, por meio de reuniões, fóruns e seminários.

Vídeo:

Você também pode gostar