Criciúma se destaca entre as dez cidades de SC onde é mais rápido abrir uma empresa

A meta do governo municipal, agora, é reduzir ainda mais o tempo de criação de um novo negócio e chegar à marca de quatro horas

Criciúma ocupa o 10º lugar no ranking de agilidade de abertura de empresas em Santa Catarina, segundo levantamento do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. O destaque está entre as cidades que participam do programa Cidade Empreendedora, do Sebrae. A meta do governo municipal, agora, é reduzir ainda mais o tempo de criação de um novo negócio e chegar à marca de quatro horas.

“Proporcionalmente, fomos o município que mais abriu empresas em abril. Foram 479. É um número bem expressivo, mas queremos aumentá-lo ainda mais e reduzir o tempo de abertura para quatro horas aqui no município”, aposta o diretor de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Aldinei Potelecki.

Atualmente, Criciúma já está acima da média federal de abertura de empresas, que é de três dias e cinco horas, e da estadual, que é de quatro dias e 15 horas. “Hoje, conseguimos em cerca de 44 horas abrir uma nova empresa. Antes, levávamos em média oitos dias, depois passou para três, agora um dia e 20 horas e vamos em breve demorar só quatro horas”, comentou Potelecki.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.

A intenção do município é até final do ano chegar ao objetivo. “Estamos com um projeto pronto que vai trazer mais tecnologia para o processo. Por exemplo, hoje a parte da viabilidade é feita manual. O nosso objetivo é fazer tudo em um software. Mas estamos aguardando um processo de licitação”, contou.

Casa do Empreendedor

Os que desejam empreender ou já possuem um negócio em Criciúma, têm à disposição a Casa do Empreendedor, sediada na Prefeitura de Criciúma. “Nós oferecemos orientação, apoio e todo o suporte necessário para os empreendedores e aqueles que desejam abrir uma nova empresa aqui no município”, explicou o coordenador do espaço, Agenor Brunel.

Entre os serviços oferecidos, estão abertura de empresas, fiscalização de postura, bombeiro, vigilância sanitária, Fundação do Meio Ambiente e alvarás de funcionamento.

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo. Inscreva-se agora!

Você também pode gostar

Entre no nosso grupo do WhatsApp e seja atualizado em tempo real.