Notícias de Criciúma e Região

Criciúma ganha mais um motivo para comemorar seu aniversário

Binário da Avenida Santos Dumont, no bairro São Luiz, será inaugurado no dia 06 de janeiro

No dia 06 de janeiro, Criciúma comemorará 133 anos de fundação. Além das festividades já costumeiras em uma data tão importante quanto essa, o criciumense, principalmente aquele que trafega pelas vias da cidade, terá mais um motivo para comemorar. Afinal, nesse dia, serão inauguradas as etapas 1 e 2 do Projeto de Transporte e Mobilidade Urbana, que correspondem ao Binário da Avenida Santos Dumont, no bairro São Luiz.

“O Binário vai mudar o trânsito de toda cidade de Criciúma. Esse era o ponto que provocava o maior gargalo, com a fila, às vezes começando aqui e indo até o Centro. Não é o único problema, mas nós já estamos o resolvendo. Essa obra era para estar pronta somente em agosto do próximo ano, mas antecipamos, já que ela trouxe muitos transtornos para a comunidade. Agora, estamos muito próximos de inaugurá-la. No dia 06 de janeiro, às 18h, essa obra será inaugurada”, comentou o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro.

O recurso para a execução das duas primeiras etapas partiram do Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata), no valor de US$ 17,2 milhões. O viaduto passa sobre a Avenida Santos Dumont, no sentido da rua Desembargador Pedro Silva com a Rodovia Luiz Rosso, enquanto a trincheira passa sob a Rodovia Luiz Rosso no sentido da Avenida Carlos Pinto Sampaio até a Fioravante Benedet.

Foto: Vítor Filomeno/Portal Litoral Sul

Mesmo sendo uma obra considerada difícil, ela estará pronta oito meses antes do previsto. “É uma obra bastante complexa, já que tem um viaduto em uma região de tráfego intenso. Então, eu acredito que a maior dificuldade nossa foi ajustar o trânsito local com a execução da obra Ela transcorreu bem, tanto é que estamos entregando com um prazo bem menor do que foi contratado, que eram de 24 meses. Nós estamos entregando em 16 meses. A obra seguiu um ritmo bem acelerado”, apontou o diretor-presidente da Setep Construções, a responsável pela obra, Ademir Locks.

Ainda assim, as construções não vão parar por ali. De acordo com o secretário de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Tita Belloli, a próxima etapa do Binário da Avenida Santos Dumont já está planejada. A data ainda não está certa, mas a intenção é lançar a licitação dessa parte no início de 2023. “A ideia agora é o alargamento da Avenida Imigrantes Poloneses, levando até o bairro Próspera, o que futuramente será um acesso à Via Rápida”, explicou.

Foto: Vítor Filomeno/Portal Litoral Sul
Você também pode gostar