Notícias de Criciúma e Região

Criciúma deve começar a vacinar bebês contra Covid-19 na próxima semana

Estado recebeu 34 mil doses da vacina Pfizer que estão sendo distribuídas para o Estado até esta sexta-feira, dia 18

Criciúma vai receber até sexta-feira, dia 18, vacinas contra a Covid-19 para bebês e crianças a partir dos seis meses. A vacinação deve iniciar na próxima segunda-feira, 21. Aproximadamente 11 mil doses da Pfizer estão sendo distribuídas para as Unidades Descentralizadas de Vigilância Epidemiológica das centrais regionais.

O Estado recebeu 34 mil doses da Pfizer na última sexta-feira, dia 11. Dessas, aproximadamente 23 mil ficarão armazenadas na Rede de Frio estadual para garantir a aplicação da segunda e terceira doses. 

A distribuição começou ainda na manhã desta quarta-feira, dia 16, por volta das 8 horas. Para as centrais regionais da Grande Florianópolis, Itajaí, Blumenau, Joinville, Criciúma, Araranguá, Tubarão, Mafra, Jaraguá do Sul, Rio do Sul, Lages, Videira e Joaçaba as doses seguiram via terrestre. Para as centrais de São Miguel do Oeste, Chapecó, Xanxerê e Concórdia, o transporte é feito pelo avião do Corpo de Bombeiros Militar. 

Confira neste link a Nota Técnica com o quantitativo de doses enviado para cada município.

A gerente de imunização da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive), Arieli Fialho, reforça que devido ao pequeno número de doses que chegaram ao estado, a vacinação será escalonada por faixa etária, da menor para a maior, sendo que crianças com comorbidades têm preferência na vacinação, independentemente da faixa etária. “Nessa remessa estamos enviando doses para a vacinação de bebês de 6 a 11 meses, mas se o bebê tem comorbidades, ele pode ser vacinado em qualquer faixa etária até dois anos. É importante que os pais, antes de levarem os filhos para vacinar, consultem as informações sobre locais, datas e faixa etária de vacinação com a secretaria de saúde do seu município de residência”, explica. 

Em Santa Catarina, a recomendação é que a imunização ocorra nesta ordem: bebês de 6 meses a 11 meses e 29 dias; depois, bebês de 1 ano a 1 ano, 11 meses e 29 dias; e, por fim, crianças de 2 anos a 2 anos, 11 meses e 29 dias. A população total estimada entre seis meses e dois anos é de 244.674 bebês e crianças.

A vacina Pfizer para bebês a partir dos seis meses (tampa vinho) possui apresentação e dosagem diferenciada da formulação utilizada em adultos a partir dos 12 anos (tampa roxa) e também em crianças de cinco a 11 anos (tampa laranja). Nos bebês e crianças de até dois anos ela deve ser aplicada no esquema de três doses, com quatro semanas de intervalo entre a primeira e a segunda dose e oito entre a segunda e a terceira dose.

João Fuck, diretor da DIVE/SC, ressalta que assim como as vacinas que já são aplicadas na população a partir dos três anos de idade para a prevenção da Covid-19, essa nova vacina para bebês de seis meses a dois anos de idade é segura e eficaz. “Pedimos, mais uma vez, que os pais levem os seus filhos para vacinar. A vacina ainda é a melhor maneira de proteger a população, evitando casos graves, hospitalizações e mortes pelo coronavírus”, finaliza.

Você também pode gostar