Criciúma celebra um ano de vacinação contra a Covid-19; veja dados
Criciúma celebra um ano de vacinação contra a Covid-19 nesta quarta-feira, dia 19, e a Secretaria de Saúde realizou um evento no antigo Centro de Triagem ao lado do Hospital São José; confira
Criciúma completa nesta quarta-feira, dia 19, um ano do início da vacinação contra a Covid-19. Neste período quase 100% da população vacinável já tomou a primeira dose do imunizante, cerca de 85% a segunda dose e 30% a dose de reforço, segundo dados da Secretaria de Saúde.
Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.
“Já foram 180 mil pessoas vacinadas com a primeira dose, 160 mil com a segunda dose e cerca de 30 mil pessoas tomaram a dose de reforço”, enumera o gerente de Vigilância em Saúde de Criciúma, Samuel Bucco.
Um evento foi realizado no antigo Centro de Triagem, onde ocorre, atualmente, a vacinação dos criciumenses cadastrados na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Centro. Diversos personagens participaram do evento, que buscou, também, incentivar a vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19 que iniciou nesta terça-feira, dia 18, em Criciúma.
“Esse é um momento de comemorar os resultados da vacinação. É claro um aniversário importante para nós, depois de um ano, de vitória mesmo”, comenta o secretário de Saúde, Acélio Casagrande.
Eficência da vacinação
Segundo o secretário, a prova da eficinência da vacina é o baixo índice de internações, mesmo com 1.016 casos ativos da Covid-19 em Criciúma.
” Nosso maior avalista da eficiência da vacina é a baixa internação, mesmo com o pico de casos ativos. Isso nos dá segurança de que as vacinas estão dando certo”, ressalta Acélio.
A primeira pessoa vacinada contra a Covid-19 em Criciúma, Adelaide Santiago participou do evento e reforçou a importância da vacinação.
“É muito importante a vacinação. Eu graças a deus ainda não peguei”, destaca Adelaide.
Você pode conferir uma matéria especial do Portal Litoral Sul com Adelaide clicando aqui.
Crianças de oito anos já podem se vacinar
O primeiro dia de vacinação contra a Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos, nesta terça-feira, dia 18, foi de baixa procura. Cerca de 100 crianças, de acordo com a Secretaria de Saúde, foram imunizadas.
Com 18.500 crianças na faixa etária para serem vacinadas, a partir desta quarta-feira, dia 19, já podem se vacinar crianças com 8 anos ou de todas as idades com comorbidades ou deficiência permanente.
“Nós estamos baixando para oito anos hoje. A procura ainda está muito baixa e esperamos que melhore a partir de agora baixando a idade”, explica o secretário.
Durante o evento, o menino Kadu Réus de 11 anos foi se vacinar contra a Covid-19. A mãe dele, a administradora Ligiane Réus o levou. ” Ele estava meio nervoso”, disse ela.
Toda a família já está vacinada contra a Covid-19. ” Estávamos só aguardando liberar a faixa etária dele”, explica a moradora do bairro Próspera.
Dados da vacinação até terça-feira, dia 18:
Total Primeira Dose: 179.589
Total Segunda Dose: 159.170
Total Dose Reforço: 45.700
Total de doses: 384.459
Leia Também:
Primeira vacinada, Adelaide celebra um ano de vacinação em Criciúma
Para proteger a nós e a quem amamos, diz criança vacinada em Criciúma
Covid-19: crianças recebem Certificado de Coragem ao se vacinarem