Notícias de Criciúma e Região

Após baixa procura, Criciúma diminui idade de vacinação em crianças

Com apenas 100 vacinas aplicadas no primeiro dia, a Secretaria de Saúde irá reduzir a idade de vacinação contra a Covid-19 por faixa etária que havia iniciado com crianças de 11 anos; entenda

Devido a baixa procura para a vacinação contra a Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos, a Secretaria de Saúde decidiu abaixar a idade de imunização.

A partir desta quarta-feira, dia 19, já podem procurar as Unidades Básicas de Saúde crianças com 8 anos, além de crianças de todas as idades com comorbidades ou deficiência permanente.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.

“Nós estamos baixando para oito anos hojem começamos com 11 anos.  A procura ainda está muito baixa e esperamos que melhore a partir de agora baixando a idade”, explica o secretário.

A vacinação em crianças iniciou nesta terça-feira, dia 18, em Criciúma. Ao todo 100 crianças se vacinaram no primeiro dia.

“Cerca de 100 vacinados e temos 18.500 crianças para vacinar. Não chegamos nem a 2% ainda, precisamos ampliar isso. Esperamos mais no dia de hoje, amanhã e sexta-feira acredito que irá melhorar bem”, ressalta Acélio.

Kadu Réus de 11 anos recebeu a primeira dose da vacina contra a Covid-19 nesta quarta-feira, dia 19 – Foto: Lucas Colombo/Portal Litoral Sul

Até às 9h desta manhã, cerca de seis crianças já haviam sido vacinadas contra a Covid-19 no antigo Centro de Triagem, ao lado do Hospital São José, no Centro de Criciúma. Entre elas, está Kadu Réus, de 11 anos. A mãe dele, a administradora Ligiane Réus o levou logo pela manhã. Com toda a família já vacinada, faltava apenas o menino.

“Ele estava meio nervoso. Mas  estávamos só aguardando liberar a vacina para ele”, explica a moradora do bairro Próspera.
Vacinação ocorre nas unidades de saúde 

A vacinação contra a Covid-19 para crianças de 5 a 11 anos ocorre em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) em Criciúma. A orientação da Secretaria de Saúde é que os pais liguem para a UBS antes de sair de casa. Já que em alguns casos a sala de vacinação pode estar fechada devido a falta de profissionais por estarem em isolamento por terem contraído a Covid-19.

Documentos necessários 

Para realizar a vacinação é preciso que se faça o cadastro das crianças no Portal Minha Vacina. Além disso, é necessário a presença de pais ou responsáveis na hora de imunização. É recomendado aguardar alguns minutos no local, após a aplicação.

Deve ser respeitado o prazo de 15 dias após aplicação da vacina para que possa ser feita outras vacinas na criança. Já o intervalo para a aplicação da segunda dose contra a Covid-19 é de oito semanas.

Leia Também:

Criciúma celebra um ano de vacinação contra a Covid-19; veja dados
Primeira vacinada, Adelaide celebra um ano de vacinação em Criciúma

Para proteger a nós e a quem amamos, diz criança vacinada em Criciúma1
Covid-19: crianças recebem Certificado de Coragem ao se vacinarem

 

Você também pode gostar