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Construção de imagem na política

Definir-se socialmente e profissionalmente através da imagem visual e comportamental é fundamental para estabelecer uma impressão marcante, bem como, coerente na mente do outro.

A forma como decidimos nos apresentar ao mundo deve coincidir com a forma como somos percebidos por quem nos rodeia. Erros na hora transmitir a imagem pessoal podem trazer prejuízos para nossa vida profissional, social e pessoal.

Todos aqueles que estão próximos de nós já tem uma ideia, uma opinião a nosso respeito e, pode ser, que estas não sejam aquelas que queremos comunicar, pode ser que estejamos projetando errado quem somos por insistirmos em velhos hábitos ou, até, por falta de conhecimento mesmo.

Um político, para ser visto como a melhor opção, precisa atrair as pessoas, conectá-las e consolidar seu nome, fixar uma impressão positiva e marcante. Para que isto aconteça, sua imagem pessoal precisa ser coerente e crível, precisa estar alinhada aos seus objetivos e referências.

As estratégias precisam ser eficientes.

Não dá para perder de vista que, a forma como somos vistos é que irá viabilizar ou não oportunidades. É através da imagem que comunicamos que caminhos irão abrir-se ou fechar-se permanentemente.

O político precisa de caminho aberto para chegar ao seu eleitor, para conectar-se com seu público. Portanto, menosprezar o poder da imagem pessoal é um movimento nada inteligente.

Como diz aquele ditado: “só se tem uma chance de causar uma boa primeira impressão”, e uma pessoa pública vive de primeiras impressões todos os dias. Todos os dias são passos importantes na construção de uma marca e reputação que sobrevivam às tempestades.

Reputações públicas demoram a ser construídas, mas podem ruir de uma só vez, em alguns casos.

Um político que investe na consolidação de sua imagem está mais apto a lidar com eventuais crises, pois ele fortaleceu sua comunicação com o público, ele projetou sua identidade, valores, referências pessoais e culturais no outro e, com isto, trouxe credibilidade à sua comunicação. Além de criar uma conexão emocional.

Para uma carreira política pensada a longo prazo, fixar uma marca positiva é uma questão de sobrevivência.

 

Aline Savi é advogada, consultora de imagem, especialista em etiqueta e pós-graduanda em marketing político e comunicação eleitoral. Nesta coluna semanal fala sobre imagem e comunicação política.

 

 

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