Notícias de Criciúma e Região

Consórcio CIM-Amrec completa três anos atendendo toda a região Sul

Iniciativa foi criada para baratear custos de serviços para todos os municípios

Nesta sexta-feira, dia 12, o Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Amrec (CIM-Amrec) completa três anos de criação, com o objetivo de facilitar diversos serviços, barateando custos. O presidente Fernando De Fáveri, também prefeito de Cocal do Sul, comemora o sucesso da iniciativa. “Hoje, já atendemos outras regiões, com diversas ações que impactam na melhoria do dia a dia do cidadão do sul do Estado”, disse.

Por mais que esteja ligada à Amrec, o consórcio também recebe contribuições da Amurel. A região de Laguna já recebia o atendimento do Serviço Aeromédico (Saer/Sarasul), que, com o helicóptero da Polícia Civil, assiste aos 45 municípios do Sul catarinense. A Amesc deve ser a próxima contribuinte do serviço. Outro município atendido fora da Amrec é Maracajá, que fará parte da Usina de Asfalto.

Passados três anos, o Consórcio já recebeu emenda parlamentar para aquisição de equipamentos agrícola e o convênio para o Serviço Aeromédico, alcançou o tão sonhado selo de equivalência ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI), além da aquisição da usina de asfalto, que atenderá Forquilhinha, Nova Veneza e Maracajá.

Em 2022, o CIM-Amrec recebeu uma máquina utilizada pelas cidades, comprou, com recursos próprios, computadores para serviço de inspeção e um veículo para deslocamento, além de concluir a elaboração dos Planos de Mobilidade Urbana para nove cidades da região.

O diretor executivo Daniel Spillere avalia os avanços e diz que o CIM-Amrec foi fundado com a intenção da economia dos recursos públicos. “O Consórcio é um exemplo de cooperação entre os nossos municípios. Nós procuramos otimizar os recursos, comprando em maior quantidade, o que faz com o custo final seja menor”, pontuou.

Você também pode gostar