Notícias de Criciúma e Região

Conheça o projeto da Biblioteca Humana, onde os livros são pessoas

Iniciativa passou por Içara nesta terça-feira e segue amanhã até Treviso

A Praça da Matriz São Donato, no centro de Içara, recebeu visitantes ilustres na manhã desta terça-feira, 16. O coletivo Cultura Algures esteve no município com o projeto da Biblioteca Humana, incentivando a leitura. A iniciativa está percorrendo todas as regiões de Santa Catarina, após ser aprovada em um financiamento do Programa de Incentivo à Cultura (PIC), do Governo do Estado.

A Biblioteca Humana é montada em praças públicas em torno da kombi cultural e recebe o público para leituras e contação de histórias pelos próprios participantes. Em Içara, o veículo ficou estacionado na Praça da Igreja Matriz. “Começamos pelo Extremo Sul, e estamos subindo. Ontem estivemos em Balneário Rincão e amanhã estaremos em Treviso, das 10h ao meio dia, na Rua Coberta. De lá, vamos para Lauro Müller e subimos a Serra. Sempre nos estabelecemos em lugares que tenham bastante movimento, em praças públicas, e distribuímos materiais. O nosso foco são principalmente livros infantis, para as crianças pegarem gosto pela leitura”, explica a produtora cultural Grazil Calazans, fundadora do coletivo.

Por onde passa, o grupo convida escritores locais para divulgarem seus trabalhos perante ao público. O Cultura Algures é composto por 10 mulheres, que se dividiram em diferentes regiões do Estado. Na Capital do Mel, elas contaram com o apoio da Fundação Cultural de Içara (FCI).

“A leitura precisa fazer parte da rotina de uma criança. Dentro da FCI, nós temos a Biblioteca Municipal Cruz e Sousa, um espaço amplo com mais de 3 mil livros em ótimo estado. É um lugar que está sempre à disposição da população, basta comparecer ao Centro Cultural localizado na rua Donato Valvassori, no bairro Cristo Rei”, observa a presidente da FCI, Mylena Cechinel. 

Você também pode gostar