Notícias de Criciúma e Região

Comitê Urussanga abre inscrições para capacitação sobre “Monitoramento Hidrológico e Eventos Críticos”

Interessados em participar têm até 02 de junho para se inscrever no curso que será ministrado pelo pesquisador  Álvaro José Back

O Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Urussanga realizará sua primeira capacitação do ano, com o tema “Monitoramento Hidrológico e Eventos Críticos”. A formação gratuita, acontece no dia 5 de junho,  das 08h30 às 15h30 e será ministrada pelo pesquisador Álvaro José Back. Interessados em participar, tanto membros quanto pessoas que não fazem parte do órgão, têm até dia 02 de junho para se inscrever aqui.

O tema escolhido para o evento traz à tona a preocupação com ocorrências climáticas que possam ocasionar danos e destruição, tanto para o meio ambiente físico quanto às populações. Na visão da presidente do Comitê, Lara Possamai Wessler, é imprescindível a presença de todos, uma vez que este é um dos desafios enfrentados atualmente na bacia. “Teremos a oportunidade de aprimorar nossos conhecimentos com uma pessoa que entende muito do assunto e esperamos que seja um dia de muita troca para todos os participantes”, afirma.

Teoria e prática

No propósito de oferecer um momento de estudo completo, a capacitação será ministrada em duas partes, unindo momentos de teoria e prática. A manhã será destinada à parte teórica, com exploração e exposição do tema no Centro de Treinamento da Epagri em Araranguá (Cetrar/Epagri), com uma ala expositiva sobre monitoramento de chuva e vazão, equipamentos utilizados para medição, métodos de medida, análise de dados e estimativa de valores extremos.

Já no período da tarde, os participantes serão direcionados para uma aula prática na estação telemétrica da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), em Ermo. “Visitaremos uma estação fluviométrica e uma termelétrica e poderemos ver, na prática, os pontos aprofundados durante a manhã. Também contaremos com a parceria da Epagri, em que a equipe demonstrará os trabalhos de rotina de monitoramento”, explica o palestrante, pesquisador  Álvaro José Back.

Você também pode gostar