Notícias de Criciúma e Região

Começou o show da pesca da tainha

Lanços na praia Central de Balneário Camboriú capturaram mais de cinco mil tainhas

O friozinho que chegou ao Estado já rendeu captura de tainhas. Na noite de ontem, 10, lanços na praia Central de Balneário Camboriú capturaram mais de cinco mil tainhas. O arrasto mobilizou pescadores artesanais e moradores que ajudaram na captura.

Esse foi o primeiro grande lanço registrado em Balneário Camboriú, desde o início da safra da tainha, que começou dia 1° de maio.

No mesmo dia,  pescadores na Praia do Ouvidor, em Garopaba, e na praia de Bombas, em Bombinhas, fizeram um lanço com dezenas do pescado. Os vídeos que circulam pelas redes sociais, mostram a comemoração de quem vive da pesca.


À espera do peixe

Aqui na região Sul, o presidente da Colônia de Pesca Z- 33 de Balneário Rincão, Rogério Feliciano Cardoso, está na expectativa de a tainha aparecer no mar nos próximos dias. “Hoje tem vento sul e o mar ficará alto por uns três dias, na baixa, com certeza a tainha irá aparecer. Também precisa esfriar. No Rio Grande do Sul, os barcos já estão carregados do peixe, com isso, acredito que em breve a tainha deva aparecer por aqui”, aposta.

Saiba mais

Conforme o Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Epagri/Ciram), a atuação do vento sul, mesmo que por pouco tempo, deve provocar a saída dos cardumes dos estuários do Prata e Lagoa dos Patos, possibilitando os primeiros lanços de tainha no mês de maio.

O vento sul faz com que a água fria e salgada entre nos estuários provocando a saída dos cardumes de tainha para a desova. Esse vento sul quando sopra por algum tempo, empilha e empurra as águas frias ou Águas da Pluma do Prata (mistura de águas subantárticas com a água doce do Rio da Prata) para a costa catarinense.

A temperatura da superficial do mar (TSM) no início da safra ainda está próximo dos 22°C a 23°C e durante o outono deverá diminuir propiciando melhores condições para saídas mais rápidas dos cardumes de tainhas, para a desova e sua captura no litoral de SC.

Você também pode gostar